emissão em direto

Ciclista caldense António Morgado em 4º na Suíça

O ciclista caldense António Morgado, integrado na seleção nacional, ficou em quarto lugar no Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores que decorreu entre a passada quinta-feira e domingo na Suíça.

O ciclista caldense António Morgado, integrado na seleção nacional, ficou em quarto lugar no Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores que decorreu entre a passada quinta-feira e domingo na Suíça.

António Morgado ficou a 23 segundos do vencedor, o suíço Jan Christen, que se evidenciou na derradeira etapa, com cinco contagens de montanha, maioritariamente subidas curtas e inclinadas. O helvético, já contratado pela UAE Team Emirates até 2027, isolou-se e venceu ao cabo de 2h17m30s, afastando-se do grupo dos principais candidatos, no qual estavam incluídos António Morgado, que terminou em 18º nesta etapa de 104,7 quilómetros, com início e final em Aigle, cidade onde está sediada a União Ciclista Internacional, que reúne as federações nacionais de ciclismo.

A vantagem conquistada foi suficiente para Jan Christen dar a volta à classificação, subindo ao primeiro lugar da geral, embora com o mesmo tempo do anterior camisola amarela, o norueguês Johannes Kulset. O terceiro foi o neerlandês Menno Huising, a 21 segundos. António Morgado baixou para a quarta posição final.

O caldense deixou assim escapar a presença no pódio, levando o selecionador nacional, José Poeira, a assumir que “estas corridas também servem de aprendizagem”. “Um corredor como o suíço que ganhou não pode ter liberdade para sair do pelotão. Foi um erro nosso, mas também das outras seleções que estavam a discutir o pódio. Ou se anula de imediato a fuga ou se vai com esse corredor. Mais tarde a equipa ainda perseguiu, contribuindo para diminuir a desvantagem. Mas já não foi possível anular o estrago. Foi pena, porque o António Morgado está ao nível dos melhores que aqui estão e poderia vencer a corrida ou, pelo menos, terminar no pódio. Ficou a lição, que será útil para o futuro”, declarou o selecionador nacional.

Na quinta-feira, António Morgado tinha sido o 15º classificado no prólogo, um curto exercício individual de 4,4 quilómetros, em Puidoux.

A primeira etapa correu-se na sexta-feira. Foram 135,8 quilómetros, entre Paudex e Mathod. António Morgado foi o quinto classificado, subindo na altura à nona posição da geral.

No sábado chegava ao terceiro lugar da classificação geral, depois da sua prestação no setor da manhã, 97,3 quilómetros, entre Cuardnees e Champagne, onde foi sétimo. Durante a tarde disputou-se um contrarrelógio individual de 11,3 quilómetros, em Champagne. António Morgado voltou a estar em bom plano e foi o oitavo.

O Tour du Pays de Vaud é a terceira prova da Taça das Nações em que Portugal participou durante o mês de maio. Nas corridas anteriores, António Morgado foi o segundo classificado.

Os outros portugueses classificados na Suíça foram Gonçalo Tavares, que concluiu a competição no décimo lugar, a 1m25s, Daniel Lima, 33º, a 6m08s, Rafael Barbas, 41º, a 9m16s, e Rúben Rodrigues, 50º, a 13m02s. Tiago Santos, vítima de queda, acabou por desistir na última etapa.

Últimas Notícias

Concerto de Reis no Museu José Malhoa

No próximo sábado, às 15h30, a Liga dos Amigos do Museu José Malhoa realiza nesta instituição caldense o seu já tradicional Concerto de Reis. A iniciativa marca a abertura das atividades culturais de 2025 no Museu José Malhoa e contará com a participação de três grupos corais da região, levando um repertório diversificado para os visitantes.

Doados bens essenciais e presentes a casa de acolhimento temporário

A equipa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Instituto Politécnico de Leiria, uniu-se para juntar e doar bens essenciais, materiais escolares e presentes à Associação Aconchego, uma casa de acolhimento temporário para bebés e crianças de ambos os sexos, integrada no Centro Social Padre Bastos, em Peniche.

Ferido grave em acidente na Zona Industrial

Um jovem de 20 anos sofreu ferimentos graves no seguimento da colisão da mota que conduzia e um carro, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, cerca das onze e meia da manhã do passado sábado.

Homem detido por suspeitas de agressões na passagem de ano

Um homem de 39 anos é suspeito de ter agredido um sobrinho, a sua mãe e uma militar da GNR, na noite da passagem de ano, no Cadaval, tendo ficado em liberdade a aguardar o desenvolvimento do processo judicial, sujeito à medida de coação de proibição de se aproximar a menos de 300 metros das alegadas vítimas e obrigado a apresentações semanais às autoridades.