emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Cinema no Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha

A festa do cinema voltou ao Agrupamento de Escolas D. João II, em Caldas da Rainha, com mais uma edição do Festival IndieJúnior Escolas 2021.

O Cineclub do Agrupamento continuou a reforçar a sua parceria com o Indie Lisboa, participando, uma vez mais, nesta iniciativa cinéfila, “numa época em que o setor cultural luta contra tantas adversidades para conseguir retomar a sua atividade regular”, diz nota de imprensa enviada pela escola.

Em mais um ano atípico, devido à pandemia, “voltamos a olhar para a importância do cinema através de filmes tão divertidos quanto inspiradores”.

Com o apoio da União das Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa S.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, durante dois dias alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico assistiram no CCC das Caldas da Rainha, “nas melhores condições técnicas, a um conjunto de obras de cinema de qualidade, produzidas um pouco por todo o mundo, para crianças e jovens”.

A colaboração com as escolas foi este ano intensificada com a participação de alguns estabelecimentos educativos na atividade “Eu Programo Um Festival de Cinema”, iniciativa que juntou os programadores do festival aos jovens programadores das escolas selecionadas.

Foram alunos dos 10 aos 15 anos, das escolas participantes, que fizeram a curadoria dos filmes exibidos nas sessões a apresentar a todos os outros espetadores, através de uma seleção criteriosa dos filmes recebidos. O desenho da sessão de 2.º ciclo “O Lugar das Memórias (+10 anos) contou com a colaboração da Escola Básica e secundária Josefa de Óbidos. Para a sessão de 3.º ciclo, “Pensar, Sonhar e Voar” (+12 anos) o desafio foi lançado à Escola Básica 2, 3 Almeida Garrett, na Amadora.

Findas as sessões de cinema, os alunos puderam expressar as suas opiniões críticas votando nas suas preferências. “A escolha não se afigurou fácil, já que muitas das obras a concurso eram detentoras de narrativas muito atuais e ofereciam muitas perspetivas de debate, algo notório nas primeiras trocas de impressões entre os nossos alunos”, adianta a nota.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.