emissão em direto

Clube de Golfe ajuda compra de carrinha para associação de seniores

A antiga capitã do Clube de Golfe da Praia d’El Rey -PDR Captains Charity, Ingrid Kerremans, e João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, entregaram no passado dia 24 uma carrinha elétrica de nove lugares à APSERRA – Associação para Seniores de Serra D'el-Rei - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A antiga capitã do Clube de Golfe da Praia d’El Rey -PDR Captains Charity, Ingrid Kerremans, e João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, entregaram no passado dia 24 uma carrinha elétrica de nove lugares à APSERRAAssociação para Seniores de Serra D’el-Rei – Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O veículo cem por cento elétrico e adaptado para uma cadeira de rodas vai servir para que o transporte dos utentes da APSERRA possa ser realizado com condições de conforto e segurança.

A entrega da viatura aconteceu junto às instalações da associação, numa cerimónia que contou que a presença de José Constantino, presidente da direção, de Alan Westhead, presidente da fundação de caridade dos membros do golfe da Praia d’El Rey (Village Triumph), do tesoureiro Vincent Dowling, bem como do representante da autarquia de Peniche e membros dos corpos sociais, funcionários e utentes da APSERRA.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da direção disse que era um equipamento muito necessário para transportar os 30 seniores do centro de dia e dar auxílio aos 42 idosos no apoio domiciliário.

O veículo, que teve o custo de 65 mil euros, irá também dar apoio quando necessário aos 24 utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

O responsável explicou que como tinham uma viatura já antiga e com menos lugares fizeram uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Mobilidade Verde, aprovada pela Segurança Social, que contribuiu com 38% (25 mil euros). “Propusemos o desafio aos nossos parceiros vizinhos do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que concretizaram um apoio de 52% (35 mil euros) e nós, APSERRA, pagámos os restantes 10% (5 mil euros)”, descreveu.

carrinha 2
Ingrid Kerremans entregou a chave da carrinha a Ildo Ferreira, um dos fundadores da APSERRA

José Constantino disse que foi uma concretização “muito desejada”, mas só foi possível com a colaboração de várias entidades, inclusive uma “parceria que fizemos com a secção destacada dos Bombeiros Voluntários de Peniche que está no edifício da IPSS e dispensou uma área para nós colocarmos o carregador elétrico para o novo veículo”.

O responsável destacou a colaboração do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que “é um reconhecimento do nosso trabalho de apoio à comunidade e aos idosos”.

Quanto a projetos para o futuro, José Constantino revelou que estão à espera do Programa Unidades de Cuidados Continuados que está aprovado e que abra a linha de candidatura do PRR.

Novas candidaturas para mobilidade verde

O diretor da Segurança Social de Leiria felicitou o trabalho que a direção da APSERRA tem desenvolvido, que é muito “importante para a freguesia”.

Salientou que o PRR permite que as associações de candidatem para equipamento ou para construção de um lar como é desejo desta associação, mas que desta vez ainda não foi possível porque em mil candidaturas só foram aprovadas 100 (10%). Revelou que vão existir novas candidaturas para a mobilidade verde. 

A antiga capitã da Praia D’El Rey Golf Club explicou que apesar do presidente ser Rob Walsh, foi ela que entregou a chave da carrinha porque o “processo da compra do veículo iniciou no passado ano quando era a responsável”.

Ingrid Kerremans, natural da Holanda, contou que “viemos para a região Oeste viver e queremos passar uma imagem positiva ajudando as associações da região, nomeadamente as que lidam com idosos e crianças e ainda as instituições ligadas ao desporto, dado que somos um grupo de golfe”.

carrinha 3
O veículo tem 9 lugares e está adaptado a uma cadeira de rodas

Quanto à carrinha elétrica entregue à APSERRA, a holandesa disse que era um equipamento muito necessário porque “a área da associação é muito grande e desloca-se várias vezes por dia para transportar os idosos”.

O clube tem mais de 550 membros, mas só cerca de 160 vivem na região Oeste. É uma comunidade com estrangeiros oriundos da Suíça, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos da América, entre outros países.

O clube e a Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort fazem vários eventos, entre jantares, torneios e jogos, para angariar dinheiro para ajudar as instituições da região.

Comunidade recebeu 350 mil euros

A PDR Captains Charity, que está legalmente registada, já ajudou associações, instituições e entidades da região Oeste em cerca de 350 mil euros.

Contribuiu para a compra de duas carrinhas para os Centros de Acolhimento Temporário de Crianças de Peniche (15 mil euros) e Caldas da Rainha (37 mil euros).

Para instalações desportivas ao ar livre na Serra D’El Rei deu 25 mil euros e aos Bombeiros de Óbidos entregou uma viatura usada no valor de 40 mil euros. 

Em quatro anos ajudou a Refood Caldas da Rainha com 37 mil euros e contribuiu ainda com 15 mil euros para a pintura lúdica das paredes da Urgência Pediátrica caldense do Centro Hospitalar do Oeste.

Ajudou também um menino com uma doença com 10 mil euros, apoio a instituições durante a Covid-19 com 54 mil euros e apoio a várias causas ao longo de 10 anos, clubes desportivos, famílias em crise, despesas de funerais, entre outros, com 45 mil euros.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.