emissão em direto

Clube de Golfe ajuda compra de carrinha para associação de seniores

A antiga capitã do Clube de Golfe da Praia d’El Rey -PDR Captains Charity, Ingrid Kerremans, e João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, entregaram no passado dia 24 uma carrinha elétrica de nove lugares à APSERRA – Associação para Seniores de Serra D'el-Rei - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A antiga capitã do Clube de Golfe da Praia d’El Rey -PDR Captains Charity, Ingrid Kerremans, e João Paulo Pedrosa, diretor da Segurança Social de Leiria, entregaram no passado dia 24 uma carrinha elétrica de nove lugares à APSERRAAssociação para Seniores de Serra D’el-Rei – Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O veículo cem por cento elétrico e adaptado para uma cadeira de rodas vai servir para que o transporte dos utentes da APSERRA possa ser realizado com condições de conforto e segurança.

A entrega da viatura aconteceu junto às instalações da associação, numa cerimónia que contou que a presença de José Constantino, presidente da direção, de Alan Westhead, presidente da fundação de caridade dos membros do golfe da Praia d’El Rey (Village Triumph), do tesoureiro Vincent Dowling, bem como do representante da autarquia de Peniche e membros dos corpos sociais, funcionários e utentes da APSERRA.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da direção disse que era um equipamento muito necessário para transportar os 30 seniores do centro de dia e dar auxílio aos 42 idosos no apoio domiciliário.

O veículo, que teve o custo de 65 mil euros, irá também dar apoio quando necessário aos 24 utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

O responsável explicou que como tinham uma viatura já antiga e com menos lugares fizeram uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Mobilidade Verde, aprovada pela Segurança Social, que contribuiu com 38% (25 mil euros). “Propusemos o desafio aos nossos parceiros vizinhos do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que concretizaram um apoio de 52% (35 mil euros) e nós, APSERRA, pagámos os restantes 10% (5 mil euros)”, descreveu.

carrinha 2
Ingrid Kerremans entregou a chave da carrinha a Ildo Ferreira, um dos fundadores da APSERRA

José Constantino disse que foi uma concretização “muito desejada”, mas só foi possível com a colaboração de várias entidades, inclusive uma “parceria que fizemos com a secção destacada dos Bombeiros Voluntários de Peniche que está no edifício da IPSS e dispensou uma área para nós colocarmos o carregador elétrico para o novo veículo”.

O responsável destacou a colaboração do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que “é um reconhecimento do nosso trabalho de apoio à comunidade e aos idosos”.

Quanto a projetos para o futuro, José Constantino revelou que estão à espera do Programa Unidades de Cuidados Continuados que está aprovado e que abra a linha de candidatura do PRR.

Novas candidaturas para mobilidade verde

O diretor da Segurança Social de Leiria felicitou o trabalho que a direção da APSERRA tem desenvolvido, que é muito “importante para a freguesia”.

Salientou que o PRR permite que as associações de candidatem para equipamento ou para construção de um lar como é desejo desta associação, mas que desta vez ainda não foi possível porque em mil candidaturas só foram aprovadas 100 (10%). Revelou que vão existir novas candidaturas para a mobilidade verde. 

A antiga capitã da Praia D’El Rey Golf Club explicou que apesar do presidente ser Rob Walsh, foi ela que entregou a chave da carrinha porque o “processo da compra do veículo iniciou no passado ano quando era a responsável”.

Ingrid Kerremans, natural da Holanda, contou que “viemos para a região Oeste viver e queremos passar uma imagem positiva ajudando as associações da região, nomeadamente as que lidam com idosos e crianças e ainda as instituições ligadas ao desporto, dado que somos um grupo de golfe”.

carrinha 3
O veículo tem 9 lugares e está adaptado a uma cadeira de rodas

Quanto à carrinha elétrica entregue à APSERRA, a holandesa disse que era um equipamento muito necessário porque “a área da associação é muito grande e desloca-se várias vezes por dia para transportar os idosos”.

O clube tem mais de 550 membros, mas só cerca de 160 vivem na região Oeste. É uma comunidade com estrangeiros oriundos da Suíça, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos da América, entre outros países.

O clube e a Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort fazem vários eventos, entre jantares, torneios e jogos, para angariar dinheiro para ajudar as instituições da região.

Comunidade recebeu 350 mil euros

A PDR Captains Charity, que está legalmente registada, já ajudou associações, instituições e entidades da região Oeste em cerca de 350 mil euros.

Contribuiu para a compra de duas carrinhas para os Centros de Acolhimento Temporário de Crianças de Peniche (15 mil euros) e Caldas da Rainha (37 mil euros).

Para instalações desportivas ao ar livre na Serra D’El Rei deu 25 mil euros e aos Bombeiros de Óbidos entregou uma viatura usada no valor de 40 mil euros. 

Em quatro anos ajudou a Refood Caldas da Rainha com 37 mil euros e contribuiu ainda com 15 mil euros para a pintura lúdica das paredes da Urgência Pediátrica caldense do Centro Hospitalar do Oeste.

Ajudou também um menino com uma doença com 10 mil euros, apoio a instituições durante a Covid-19 com 54 mil euros e apoio a várias causas ao longo de 10 anos, clubes desportivos, famílias em crise, despesas de funerais, entre outros, com 45 mil euros.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]