emissão em direto

Clube de Golfe da Praia D’El Rey ofereceu roulotte a estrangeiros voluntários

O capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, Robert Walsh, entregou no passado dia 15 uma roulotte à Oeste International Community Volunteers (OICV), que vai servir para transportar a cozinha itinerante desta associação estrangeira. A Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort também ajudou a angariar a verba para […]

O capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, Robert Walsh, entregou no passado dia 15 uma roulotte à Oeste International Community Volunteers (OICV), que vai servir para transportar a cozinha itinerante desta associação estrangeira.

A Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort também ajudou a angariar a verba para a roulotte que teve o custo de cerca de 6 mil euros.

A OICV criou o projeto “almoço cozinha internacional”, onde tem cozinhado para utentes seniores de várias instituições de Óbidos e Caldas da Rainha. Para poder concretizar as iniciativas, os voluntários desta associação estrangeira levam tudo o que é necessário para fazer uma refeição completa: desde fogão e utensílios aos produtos alimentares e até a boa disposição para animar os seniores que com este projeto têm a oportunidade de ver cozinhar ao vivo e depois degustar vários pratos estrangeiros, sendo a mais popular a comida chinesa. 

estrangeiros 2
Os voluntários da OICV cozinharam comida chinesa

Segundo o presidente da OICV, Joseph Poon, o projeto está a crescer e precisávamos de “uma roulotte para transportar os alimentos e acessórios para confecionar as refeições”.

O responsável destacou a colaboração do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que “é um reconheimeno do nosso trabalho  de apoio à comunidade da região Oeste”. “Viemos para cá residir e queremos mostrar aos portugueses uma imagem positiva”, salientou, acrescentando que “a ideia é utilizar a gastronomia como elemento cultural, símbolo de identidade e meio de integração”.

A entrega da roulotte foi feita na sede do Clube de Golfe do Praia d’El Rey e para agradecer a entrega da roulotte os voluntários da OICV prepararam a culinária chinesa para alguns dos membros estrangeiros que colaboraram para a aquisição do equipamento. Mais de 90 participantes desfrutaram da refeição num dia de sol que animou ainda mais a inciativa.

Segundo o presidente da OICV, a roulotte vai ser estreada no dia 27 de março, quando vão realizar um evento temático intitulado “International Youth Day” (Dia Internacional da Juventude) na Escola Secundária Raul Proença. Os estrangeiros vão dinamizar pequenos workshops e no final vão cozinhar comida chinesa para os cerca de 200 estudantes participantes na iniciativa.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey elogiou o trabalho da OICV, justificando a entrega da roulotte. Vai também patrocinar os alimentos para o almoço na Escola Raul Proença. Robert Wash conhece muito bem Joseph Poon, que joga bridge (jogo de cartas) na sede do clube e considera que “tem sido muito ativo na comunidade” e quando pediu ajuda não hesitou.

Segundo Robert Wash, o clube tem mais de 550 membros, mas só cerca de 160 vivem na região Oeste. É uma comunidade com estrangeiros oriundos da Suíça, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos da América, entre outros países.

O clube e a Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort fazem vários eventos, entre jantares, torneios e jogos, para angariar dinheiro para ajudar as instituições da região.

Em 2018 doaram 30 mil euros aos Bombeiros de Óbidos. Deram também ao Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira um donativo solidário de 15.000 euros. Beneficiaram ainda o lar de crianças da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha e várias entidades em Peniche. No ano passado ofereceram um pequeno autocarro a uma creche na região no valor de 35 mil euros. Deram ainda cerca de 2500 euros à CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados.

Esta comunidade estrangeira mostra-se muito unida e além do golfe desenvolve ciclismo, padel, bridge, entre outras atividades.  

A OICV ajuda também portugueses a aprender inglês para ajudá-los a “integrarem-se com a comunidade internacional e a melhorarem as suas perspetivas de emprego”. Apoiam ainda ucranianos que vivem na região na aprendizagem da língua portuguesa.

Últimas Notícias

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Peniche

O Serviço de Urgência Básica de Hospital de Peniche tem sofrido alguns encerramentos devido a “ausências imprevistas ou por incapacidade de preenchimento de escala de serviço, por falta de médicos interessados”, revelou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.