emissão em direto

Clube de Leitura com nova sessão

Elisa Santos e Marta Raquel são as organizadoras do Clube de Leitura das Caldas da Rainha. O projeto começou em 2019 porque “queríamos ter pessoas com quem falar sobre livros e na nossa cidade não havia nada do género”, indicaram.

Elisa Santos e Marta Raquel são as organizadoras do Clube de Leitura das Caldas da Rainha. O projeto começou em 2019 porque “queríamos ter pessoas com quem falar sobre livros e na nossa cidade não havia nada do género”, indicaram.

Marta Raquel é educadora de infância e Elisa Santos é gerente de compras, mas partilham um gosto pela leitura que as aproximou e sobretudo aproximou pessoas diferentes na cidade: “Há um encontro de pessoas, um momento de partilha que permite aos participantes lerem aquilo que mais gostam e que vai ao encontro do tema que sugerimos”, referiu Elisa Santos.

O canal de Youtube “Marta Ambrósio” foi criado por Marta Raquel com o objetivo de partilhar as suas leituras e sentimentos relativamente aos livros que ia descobrindo. Através desse canal conheceu Elisa Santos e escolheram a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha para local de encontro: “Decidimos que deveria ser na Biblioteca para que mais pessoas tivessem acesso. Falámos com a diretora e o projeto foi aceite”, explicou Marta Raquel.

A organizadora defende que “é importante diferenciar os temas, sair da zona de conforto e desafiarmos as pessoas a ler coisas que de outra forma nunca experimentariam”.

A sessão do Clube de Leitura em janeiro teve como tema “Autor Nunca Lido” e no dia 23 de março será “Ler um livro escrito por uma autora”. 

Já trouxeram autores convidados, como João Tordo e Tânia Ganho. “A sessão de leitura com João Tordo foi uma agradável surpresa, esteve cheia e tivemos muito bom feedback do público”, revelou.

A divulgação do clube é feita através da página de Facebook e dos canais da Biblioteca Municipal. “Têm vindo a aparecer pessoas novas e há sempre pessoas que nunca tinham participado em clubes e ficam agradavelmente surpreendidas”.

A faixa etária de maior predominância é dos 30 aos 40 anos e Elisa Santos acredita que se deve ao facto de serem pessoas “com hábitos de leitura já construídos”.

O Clube de Leitura reúne a cada dois meses, sempre ao sábado das 15h00 às 17h30, não tem limite de participantes e as inscrições devem ser enviadas para clubedeleituracr@gmail.com. A próxima sessão é a 23 de março.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.