emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Clube de Robótica do Agrupamento Raul Proença obteve prémio nacional

O Clube de Programação e Robótica “Robotics Code Raul” do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Caldas da Rainha, foi um dos vencedores da fase final da 7ª edição do Concurso Nacional de Clubes de Programação e Robótica, promovido pelo Ministério da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, que decorreu num evento online, no passado dia 23.

Participaram 398 escolas, 67 das quais passaram à fase final da competição e apenas 13 foram distinguidas pelos projetos apresentados.

Os projetos submetidos a concurso foram apreciados de acordo com a qualidade das atividades demonstradas, a originalidade e inovação do produto apresentado, a aplicabilidade e usabilidade do produto desenvolvido e a evidência do envolvimento dos alunos.

O projeto apresentado pelo clube, de nome “Raulinho”, consiste num robô humanóide controlado através de uma aplicação móvel, utilizando bluetooth. Desenvolvido com o objetivo de interagir com as crianças, tem a capacidade de comunicar, dançar, mudar a cor dos olhos, apresentar músicas e de se movimentar, quer através das teclas de direção da aplicação móvel, quer autonomamente desviando-se dos obstáculos através do recurso a um sensor ultrasónico.

Mesmo num ano atípico, devido à pandemia, o clube conseguiu aumentar o número de alunos inscritos sendo agora composto por cerca de 50 alunos e dois professores. Este prémio assume uma enorme preponderância no futuro do clube, uma vez que é, neste momento, a única forma de financiamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

O potencial educativo das metodologias utilizadas pelo clube no processo de ensino e de aprendizagem, em articulação com outras áreas curriculares, tem sido reconhecido por todos os envolvidos neste processo.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.