emissão em direto

Colónias de Gatos aumentam para desespero de moradores da vila

As colónias de gatos parecem descontroladas e começam a ser alvo de queixas por parte dos moradores de algumas ruas da vila da Nazaré. Quem mora na rua de acesso à circular norte, e nas imediações da antiga colónia balnear, fala em mau cheiro, falta de higiene dos passeios e incómodo nas suas habitações pelo […]

As colónias de gatos parecem descontroladas e começam a ser alvo de queixas por parte dos moradores de algumas ruas da vila da Nazaré.

Quem mora na rua de acesso à circular norte, e nas imediações da antiga colónia balnear, fala em mau cheiro, falta de higiene dos passeios e incómodo nas suas habitações pelo elevado número de gatideos ali existente, que são alimentados por cuidadores informais.

A Rua Nova da Areia é um dos casos. “Os excrementos de gatos e cães estão espalhados pela rua”, e quem sofre de alergias pede a “captura dos animais, verificação se estão registados, se foram abandonados, ou se são frutos do descontrolo de animais” alimentados por cuidadores.

O problema de “saúde pública” foi levado à reunião de Câmara por munícipes que vivem nas ruas mais afetadas pelo problema, que pediram a rápida intervenção dos governantes locais para a situação.

Os moradores dizem que o número de animais é tão grande que, no caso dos que sofrem alergias, impede a abertura de janelas para a respiração das suas habitações.

O Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, mostrou-se sensível às queixas e informou que “se trata de um problema que, muitas vezes, acontece fruto da forma de estar de alguns munícipes, que os alimentam e criam condições para a proliferação do desenvolvimento de espécies. É uma questão muito complicada de resolver”.

Já o vereador responsável pelo canil municipal, Salvador Formiga, informou que “já foram feitas, até ao momento, cerca de 40 esterilizações a gatos de colónias que existem pela Nazaré, mas não é fácil chegar a todo o lado, também devido ao comportamento de alguns munícipes. Se querem ajudar, vão até ao canil e gatil da Nazaré e levem animais para casa porque não é alimentando-os na rua que se vai resolver o problema.

Foram montadas novas armadilhas para capturar os gatídeos de forma a fazer castrações e controlar a prole.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.