emissão em direto

Comemorações do Dia da Árvore no Parque Urbano das Águas Santas

Para celebrar o Dia Mundial da Árvore, o Município das Caldas da Rainha vai realizar a “Festa da Árvore” nos dias 21 e 22 de março, no Parque Urbano das Águas Santas.

Dedicada à valorização das árvores, da floresta e da biodiversidade, contará com a dinamização de 24 ateliers lúdico-artísticos, promoção da preservação de insetos polinizadores, inauguração de placas informativas sobre temáticas ambientais, bancas expositivas de diversas entidades, a animação de rua.

No dia 21, das 10h00 às 12h00 (para escolas), será feita a colocação de ninhos para chapins nos pinheiros, pelo Gabinete de Ambiente e Espaços Verdes do Município, com o objetivo de promoção da biodiversidade e controlo biológico da lagarta-do-pinheiro. A colocação de hotel para insetos visa a promoção das populações de insetos polinizadores.

A Ágora – Associação Ambiental realiza a “Introdução à Land’Arte”. A partir de materiais naturais recolhidos antecipadamente do chão, serão construídas peças efémeras que serão fotografadas no local escolhido para a sua exposição. Será também dinamizada a leitura de livro infantil e imersão no mundo das árvores.

“BzzzAtividades – Restaurantes para polinizadores”, é a iniciativa a desenvolver pelo GEOTA, procurando

despertar a curiosidade sobre os insetos e a sua importância na natureza através da apresentação de material didático, observação e monitorização de insetos e plantação de flores nectaríferas em vasos de oferta.

“Bombas de sementes”, pela Associação PATO, visa tornar o Parque Urbano das Águas Santas mais florido. As bombas de sementes são uma técnica ancestral japonesa que promove a plantação de prados floridos através do arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e sementes de espécies nativas.

Jogos de dinâmicas de grupo, alusivos ao tema da Festa, que potenciam a cooperação, comunicação e espírito de grupo vão ser realizados pela Dinâmicas Naturais, enquanto que o Gabinete da Juventude organiza “jogos ambientais”.

A Biblioteca Municipal dinamiza a leitura dinâmica do livro infantil “Tomé, o Gaio semeador” sobre a importância da floresta autóctone.

A Biogleba faz a exploração de ingredientes e confeção de bolachinhas vegan, raw e com ingredientes naturais, alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro encarregam-se de jogos tradicionais e alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa daquele estabelecimento de ensino promovem um atelier para construir árvores com materiais recicláveis.

No dia 22 de março, das 14h30 às 17h30 (para famílias), haverá ateliers lúdico-artísticos: “Pintar com a Terra” (Ativista por Natureza), “Animais encantados” (Eco-Jovens), onde se recolhe materiais vegetais (folhas, ramos, sementes) que serão colados para fazer diferentes espécies de animais da floresta e “Introdução à Land’Arte” (Ágora – Associação Ambiental).

Haverá o “Conto ambiental imersivo” (Ágora – Associação Ambiental), “BzzzAtividades – Restaurantes para polinizadores” (GEOTA), “Bombas de sementes” (Associação PATO), “Dinâmicas de grupo/cooperação” (Dinâmicas Naturais, “Jogos ambientais” (Gabinete da Juventude), Hora do conto (Biblioteca Municipal), “Decalques e tingimentos” (Biogleba), que consiste numa experiência artística para tingir tecidos através do decalque de flores e folhas, e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa organizam jogos tradicionais e o atelier “Vamos construir árvores!”.

Bancas expositivas mostram iniciativas e projetos de associações ambientais locais e de outras entidades amigas das árvores e da floresta

A animação de rua contemplará duendes, gigantes em andas, pinturas faciais e bolas de sabão gigantes.

Uma das iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Árvore é a promoção da leitura e da literacia ambiental sobre floresta autóctone nas escolas, com distribuição de cerca de 300 exemplares do livro infantil “Tomé, o Gaio semeador” nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho (público, privado e IPSS), abrangendo um total de 178 turmas e 58 bibliotecas escolares.

Serão igualmente oferecidos livros à Unidade de Desenvolvimento Social do Município, Comissão de Proteção de Criança e Jovens e Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia.

Este livro, editado pela Ordem dos Biólogos, é uma homenagem da escritora Sofia Quaresma ao carvalho-português, uma espécie de reconhecida importância ecológica nas florestas autóctones, e também aos gaios que, ao esconderem bolotas para garantirem alimento nos meses de escassez, plantam inadvertidamente carvalhos.

Haverá nas escolas dinamização da “hora do conto” com o livro, por técnicas da Biblioteca Municipal e da Unidade de Educação do Município, entre 17 e 25 de março.

Vai entretanto ser lançada a “Rota das 25 árvores emblemáticas em 2025”, no dia 22 de março, às 15h30, no Parque Urbano das Águas Santas.

Com base nos exemplares arbóreos incluídos no Inventário do Arvoredo Urbano, foram selecionadas 25 árvores emblemáticas de todo o concelho, com base em critérios como a raridade, a idade, o porte ou a beleza. Estes exemplares foram fotografados, identificados no local com uma placa criada para o efeito e constarão de um folheto que será disponibilizado à comunidade em versão física e digital.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.