emissão em direto

Concerto “Entre Nós” com homenagem a Armando da Silva Carvalho

O Convento de São Miguel, em Gaeiras, foi palco, a 22 de março, de um concerto integrado no projeto “Entre Nós”, uma iniciativa que prestou homenagem ao poeta obidense Armando da Silva Carvalho e que assinalou o Dia Mundial da Poesia.

O público assistiu a uma reinterpretação, releitura e reinvenção de alguns dos poemas de Armando da Silva Carvalho, momento que contou com a participação da compositora Melanie Russo.

Procurando recriar os ambientes da artista e do poeta, foi desenhada uma sala dedicada, com duas secretárias colocadas frente a frente, em representação dos dois universos criativos.

Na da Melanie Russo, objetos, velas e um metrónomo – pela sua ligação à música – pretenderam demonstrar o seu processo de interpretação e construção à volta dos cinco poemas escolhidos para interpretar e musicar. Na secretária do poeta, natural do Olho Marinho, foi recriada a “sua” secretária, com vários manuscritos originais do autor, a sua máquina de escrever, e algumas das obras que o acompanhavam sempre no processo de criação, além da folha branca, algo que sempre o entusiasmou enquanto criador.

Antes do concerto iniciar, José Manuel Vasconcelos, poeta, ensaísta, crítico e tradutor e grande amigo de Armando da Silva Carvalho, apresentou o poeta obidense.

A noite contou com atuações de Melanie Russo (composição, arranjos, piano e voz), Guilherme Sedas (guitarra e voz), Beatriz Ferro (voz), Leonor Reis (voz) e Miguel Cascais (voz).

O concerto teve como base a obra poética de Armando da Silva Carvalho, com os seus poemas a serem transformados em arranjos musicais e interpretações únicas.

Nesta homenagem marcaram presença alguns membros da família de Armando da Silva Carvalho.

O projeto “Entre Nós” nasceu no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, com o propósito de apoiar talentos emergentes do concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de partilhar as suas visões e paixões.

O Dia Mundial da Poesia foi também assinalado com outras duas instalações, patentes em duas sacristias do Convento de São Miguel. Uma alusiva ao projeto “Palavras da Nossa Terra”, a cargo de poetas do concelho, e outra sobre o projeto “wr3ad1ngd1g1t5”, que juntou artistas portugueses e polacos na construção de uma experiência ciberliterária. A exposição/processo criativo estará disponível para visita até dia 23 de abril.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.