emissão em direto

Concertos no Santuário do Senhor da Pedra

No âmbito do projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos”, que junta os Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul, realizam-se concertos com os grupos Canto a Vozes e Quinteto Alma. Os espetáculos em Óbidos têm lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, nos dias 7 e 8 de Maio.

No âmbito do projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos”, que junta os Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul, realizam-se concertos com os grupos Canto a Vozes e Quinteto Alma. Os espetáculos em Óbidos têm lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, nos dias 7 e 8 de Maio.

Assim, no próximo sábado, pelas 21h30, atua o Quinteto Alma, composto por cinco jovens músicos naturais do interior de Portugal, cujo percurso académico se tem realizad em algumas das melhores instituições portuguesas e europeias. O grupo apresenta-se pela primeira vez e chega aos Municípios do Projeto 5.
Este programa consiste naquela que é talvez a mais importante obra da formação de quinteto com clarinete, a obra magistral da maturidade de Mozart. Para lhe acrescentar variedade, mas também poder significativo, acrescenta-se-lhe a Suite Raiana de Fernando Lapa, raramente ouvida e inspirada em melodias tradicionais da zona raiana portuguesa.
Este é um concerto que incide sobre obras canónicas do repertório, ao lado de repertório português, e que é complementado com uma palestra para formação de públicos pelo musicólogo e investigador Alejandro Reyes Lucero.
No domingo, pelas 17h00, é a vez do grupo Canto a Vozes subir ao palco. Um grupo feminino de canto a três vozes, uma prática associada à região centro e a algumas zonas do norte do país que se encontra em risco de desaparecimento.
Surge de um projeto candidatado em 2020 ao Programa Cultural Em Rede – o “Cultura Entre Pontes”, elaborado pelos municípios de Sever do Vouga, Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Dessas quatro comunidades nasceu um só grupo com cerca de 40 mulheres, com idades compreendidas entre os 4 e os 79 anos, que teve a sua primeira atuação no dia 21 de Agosto de 2021.
Os concertos, com entrada livre, contam com a presença e participação da cantora Joana Negrão.
O projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos” é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]