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Concurso de Montras deste natal bate recorde com 60 participantes

A tradição de embelezar as Caldas da Rainha durante a época natalícia ganha este ano uma nova dimensão, com a maior participação de sempre no concurso de montras e um esforço redobrado na iluminação e animação da cidade.

A tradição de embelezar as Caldas da Rainha durante a época natalícia ganha este ano uma nova dimensão, com a maior participação de sempre no concurso de montras e um esforço redobrado na iluminação e animação da cidade.

Luís Gomes, presidente da direção da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), destacou o impacto destas iniciativas no comércio local e no espírito comunitário da cidade. “Temos este ano 60 lojas a participar no concurso de montras, um recorde em seis anos desde que nasceu a iniciativa. Isto significa que o comércio está a acreditar e quer embelezar a cidade”, afirmou.

Segundo Luís Gomes, o concurso, que pretende promover o comércio e incentivar a criatividade dos lojistas, “vai além da competição”. “Num concurso de montras, há sempre um vencedor, mas todas as lojas participantes desempenham um papel importante, mesmo que não ganhem. O verdadeiro objetivo vai além da competição, centrando-se em contribuir para a valorização e embelezamento da cidade, promovendo um ambiente mais acolhedor e atrativo para todos”, salientou o presidente.

“Isto é especialmente importante num ano em que não tem sido fácil em termos económicos, com as vendas a enfrentar desafios”, adiantou.

A iluminação natalícia, um dos pontos altos da época, foi igualmente destacada pelo presidente da ACCCRO. “O Município e a ACCCRO fazem um grande esforço nas épocas festivas para embelezar a cidade com luzes de natal. Toda esta animação visa impulsionar o comércio local e dinamizar a economia do concelho. Apesar de sermos uma cidade mais pequena, relativamente a grandes capitais de distrito, as nossas iluminações destacam-se tanto em quantidade como em qualidade”, sublinhou.

O impacto das luzes e das iniciativas natalícias vai além da estética, atraindo visitantes e fomentando o comércio local. Há mais pessoas nas ruas da cidade junto ao comércio, e isto tem sido visível nos últimos anos. Antes do natal, a cidade ficava deserta a partir das sete da tarde”, relatou.

Quanto à abertura do comércio ao domingo e durante a noite no mês de dezembro, especialmente perto do natal, no âmbito da iniciativa “Caldas Fora de Horas”, Luís Gomes, explicou que a associação apelou à participação dos comerciantes, dando-lhes total liberdade para decidirem os dias em que preferem abrir à noite. “Queremos que esta seja uma oportunidade para dinamizar o comércio local, mas entendemos as dificuldades que muitos enfrentam, especialmente em termos de gestão de recursos humanos”, sublinhou. Luís Gomes destacou que, no caso dos pequenos negócios, são frequentemente os próprios comerciantes que acabam por prolongar os horários, o que exige um esforço adicional nesta altura do ano.

O presidente da ACCCRO também salientou a importância do comércio local se adaptar às novas tecnologias para se manter competitivo. Nesse sentido, destacou o projeto Bairros Comerciais Digitais, uma iniciativa do Município das Caldas da Rainha que envolve um investimento de 1,5 milhões de euros. “Este projeto replica online a experiência única do comércio tradicional, permitindo aos lojistas alcançar um público mais vasto sem perder a sua identidade local”, afirmou, enfatizando a relevância da transformação digital para o futuro do setor.

Para o vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, a iluminação e a animação de natal representam “alegria, e sempre que conseguimos transmitir essa alegria à cidade, tornamo-la mais atrativa, incentivando as pessoas a percorrer e a valorizar o comércio tradicional”.

 

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