Devido à elevada afluência ao concurso, este realizou-se em dois dias. O primeiro dedicado às sobremesas e cocktails (uma nova categoria no concurso) e o segundo exclusivamente para entradas e pratos principais.
O Mil Folhas de Leitão (entrada), a Salada Cesta Real de Aromas do Campo (prato principal), o Brás do Mosteiro (prato principal), o Pão de Ló com Pêra Caramelizada, Creme de Ginja e Redução de Ginja (sobremesa) e Passion Freeze (Cocktail) foram os vencedores do EstrELA Monumental, pratos elaborados por Elisabete Barardo (Gestão de Turismo), Lívia Reis (Gestão e Produção de Cozinha), Margarida Carvalheiro (Técnico Cozinha/Pastelaria), Leonor Gomes (Gestão e Produção de Pastelaria) e Beatriz Coutinho (Técnico de Restaurante/Bar), respetivamente.
A preparação, criatividade, inovação, texturas e o sabor eram alguns dos vários requisitos na avaliação final que o júri fazia no final de cada prato.
As vencedoras tiveram direito a um troféu EstrELA Monumental e um certificado. Receberam jalecas personalizadas para também se sentirem autênticas chefs durante todo o processo do concurso.
Zita Freire, CEO do Grupo FF, afirmou que “continuamos a lutar por mais chefs do sexo feminino nas grandes cozinhas deste país”.
As receitas com os pratos vencedores no menu vão reverter para as alunas autoras e para as cinco instituições dedicadas às mulheres escolhidas pelas mesmas.