emissão em direto

Concurso para estabilização das arribas da Nazaré

Está lançado o concurso público para a empreitada de estabilização das arribas da Nazaré, no Sítio, e da envolvente da plataforma superior do ascensor, que vai custar mais de um milhão e meio de euros.

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que anunciou a abertura do procedimento no passado dia 21, irá receber as propostas para esta intervenção até 21 de julho, sendo o valor base de 1 697 400€.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, manifestou a sua satisfação com a abertura do concurso, pelo qual a autarquia espera há vários anos.

“Está dado um passo decisivo numa luta que temos vindo a travar desde o início do primeiro mandato para que as arribas do Sítio, em particular as que estão por cima do ascensor, possam ser intervencionadas, uma vez que a erosão das mesmas salientou os riscos que colocam à segurança de habitantes e visitantes”, declarou.

De acordo com a comunicação da APA, até se chegar à abertura do atual procedimento, decorreu um período “em que se procedeu, quer à revisão do projeto inicial, com a incorporação de mais uma zona de intervenção de estabilização das arribas na envolvente da plataforma superior do ascensor, quer à adaptação do projeto final de acordo com as condicionantes apresentadas pela DGPC – Direção Geral do Património Cultural”.

A queda de blocos suspensos e o perigo para a segurança de pessoas bens têm sido preocupações colocadas, com regularidade, pelo Município às entidades com responsabilidades de tutela no ambiente. Em abril de 2018 estiveram na origem de uma paragem prolongada do ascensor após a deteção de queda de inertes para a zona da linha.

A APA reconhece que as quedas de blocos suspensos constituem o principal foco de instabilidade observado nas arribas. Verificam-se ainda, fenómenos localizados de desmoronamento/derrocada de massas desagregadas de rocha e escorregamento e ravinamento. A queda de blocos tem a sua principal origem nas cotas superiores das arribas, nas bancadas calcárias em consola sobre as quais se constitui a malha urbana do Sítio da Nazaré, a cerca de 100 metros de altura do areal da praia da Nazaré.

“Torna-se necessária uma intervenção com medidas de estabilização definidas em conformidade com as condições locais reconhecidas nas zonas do talude interessando, diretamente, o trecho sobrejacente ao túnel do ascensor da Nazaré e o trecho subjacente ao miradouro, de modo a garantir condições de segurança nessa zona”, refere a nota da APA.

O prazo total de execução dos trabalhos é de 240 dias, a contar da data da sua consignação, que se prevê que aconteça até ao fim do ano, após a obtenção do respetivo visto do Tribunal de Contas. O investimento será suportado a 85% por fundos comunitários.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.