emissão em direto

Concurso premeia empreendedorismo nas escolas da Região Oeste

No âmbito do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste, realizou-se a Gala de Entrega de prémios, que decorreu no dia 24 de maio, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Esta ação, promovida no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo da Região Oeste, procura incentivar o empreendedorismo, bem como ter uma maior aproximação dos alunos e professores com um conjunto de entidades como incubadoras de empresas, associações empresariais, instituições de ensino especializado ou superior e gabinetes municipais de apoio a empreendedores e empresas.

A iniciativa de empreendedorismo nas escolas 2024-2025 teve como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, visando resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias são os 5 pilares dos ODS.

Este ano letivo, o concurso contou com 168 projetos para análise. Na cerimónia de entrega de prémios foram apresentados 13 projetos dos alunos finalistas.

No 1º ciclo, a classificação dos projetos foi a seguinte: 1º lugar – EcoCloset – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha); 2º lugar – Pica Pau – Escola Básica Nº1 do Cadaval; 2º lugar –   Eco-Blocos – Tijolos Sustentáveis com Plástico Reciclado – Escola Básica do Ramalhal (Torres Vedras).

Os prémios atribuídos ao 2º ciclo foram: 1º lugar – Anfíbio Cleaning – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha); 2º lugar – OFFline – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha); 2º lugar – VerdeUrbano – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha).

Os prémios atribuídos ao 3º ciclo distinguiram: 1º lugar – Cerâmica Saída da Casca – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha); 2º lugar – Do Desperdício ao Jogo – Escola Básica do Carregado (Alenquer); 3º lugar – SolariuZ – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha).

Prémios atribuídos ao Secundário 1º lugar – Cookers Lab – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha); 2º lugar – BioNATURA – Quinta Pedagógica de Peniche – Escola Secundária de Peniche; 3º lugar – Agropecuária Inclusiva e Integrada com Centro de Formação – Escola Secundária Josefa de Óbidos; 4º lugar – Academia de Jovens Pilotos (Automobilismo) – Externato Cooperativo da Benedita.

Foram, igualmente, atribuídos os seguintes prémios: Concelho Mais Empreendedor – Caldas da Rainha; Projetos com Mais Impacto Ambiental – ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste (Torres Vedras); Projetos com Mais Impacto Social – Agrupamento de Escolas do Carregado (Alenquer); Escola Mais Criativa – Agrupamento de Escolas do Cadaval; Escola Mais Empreendedora – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha).

Últimas Notícias

Montepio Rainha D. Leonor apoia Salas Snoezelen na Maternidade Alfredo da Costa

O Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) está a apoiar a implementação da metodologia Snoezelen na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), através do empréstimo dos equipamentos móveis da sua própria Sala Snoezelen Montepio. Esta iniciativa tem como objetivo criar um ambiente mais humanizado e acolhedor para casais e parturientes em trabalho de parto.

Campanha de recolha de alimentos

A Campanha Nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar realiza-se no próximo fim-de-semana e destina-se a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço).