Esta ação, promovida no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo da Região Oeste, procura incentivar o empreendedorismo, bem como ter uma maior aproximação dos alunos e professores com um conjunto de entidades como incubadoras de empresas, associações empresariais, instituições de ensino especializado ou superior e gabinetes municipais de apoio a empreendedores e empresas.
A iniciativa de empreendedorismo nas escolas 2024-2025 teve como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, visando resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias são os 5 pilares dos ODS.
Este ano letivo, o concurso contou com 168 projetos para análise. Na cerimónia de entrega de prémios foram apresentados 13 projetos dos alunos finalistas.
No 1º ciclo, a classificação dos projetos foi a seguinte: 1º lugar – EcoCloset – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha); 2º lugar – Pica Pau – Escola Básica Nº1 do Cadaval; 2º lugar – Eco-Blocos – Tijolos Sustentáveis com Plástico Reciclado – Escola Básica do Ramalhal (Torres Vedras).
Os prémios atribuídos ao 2º ciclo foram: 1º lugar – Anfíbio Cleaning – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha); 2º lugar – OFFline – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha); 2º lugar – VerdeUrbano – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha).
Os prémios atribuídos ao 3º ciclo distinguiram: 1º lugar – Cerâmica Saída da Casca – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha); 2º lugar – Do Desperdício ao Jogo – Escola Básica do Carregado (Alenquer); 3º lugar – SolariuZ – Escola Básica de Santa Catarina (Caldas da Rainha).
Prémios atribuídos ao Secundário 1º lugar – Cookers Lab – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha); 2º lugar – BioNATURA – Quinta Pedagógica de Peniche – Escola Secundária de Peniche; 3º lugar – Agropecuária Inclusiva e Integrada com Centro de Formação – Escola Secundária Josefa de Óbidos; 4º lugar – Academia de Jovens Pilotos (Automobilismo) – Externato Cooperativo da Benedita.
Foram, igualmente, atribuídos os seguintes prémios: Concelho Mais Empreendedor – Caldas da Rainha; Projetos com Mais Impacto Ambiental – ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste (Torres Vedras); Projetos com Mais Impacto Social – Agrupamento de Escolas do Carregado (Alenquer); Escola Mais Criativa – Agrupamento de Escolas do Cadaval; Escola Mais Empreendedora – Agrupamento de Escolas D. João II (Caldas da Rainha).