emissão em direto

Concursos nacionais de pastelaria e de cocktails na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Dois eventos paralelos povoaram a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) de boa comida e bebida na semana passada. Realizaram-se a terceira edição do concurso nacional de pastelaria literária, e a sexta edição do festival de cocktails do Oeste.

O concurso nacional de pastelaria literária teve início no dia 7 de maio, na EHTO de Óbidos, e culminou dia 8 na EHTO das Caldas da Rainha, com a entrega de prémios.

Este evento surgiu por iniciativa dos alunos da turma de Gestão e Produção de Pastelaria, no âmbito da disciplina de desenvolvimento de produtos gastronómicos, e celebra já a sua terceira edição. Daniel Pinto, diretor da EHTO, explica que este é “um concurso de inovação e criatividade na área da pastelaria, ligando-se sempre muito com o universo da literatura”.

A ideia de ligar a pastelaria à literatura surgiu da conexão que Óbidos tem com esta forma de arte. Foi em 2015 que a localidade foi oficialmente reconhecida pela UNESCO como vila literária, sendo difícil ignorar que existe “uma dinâmica de turismo literário” em Óbidos.

A tarefa dos 12 concorrentes selecionados de 12 escolas diferentes foi produzir sobremesas com inspiração nas obras de Luís Vaz de Camões, “ainda numa maré de celebração dos 500 anos” do autor. Tiveram três horas para confecionar as suas sobremesas e, de seguida, justificar e apresentar a ideia perante um júri técnico, constituído por Bruno Santos, pasteleiro e chocolateiro, e um júri na área do português, formado pela professora Susana Maçãs e pelo presidente da Óbidos Criativa, Ricardo Duque.

No dia 8 realizou-se a sexta edição do festival de cocktails do Oeste, uma iniciativa da própria escola, que “valoriza a componente do serviço” ao mesmo nível que a componente da confeção do cocktail. Este concurso incluiu o curso técnico de restaurante e bar e o curso de gestão de restauração e bebidas e reuniu também 12 alunos de excelência a nível nacional.

“Este ano, para além da valorização do uso de produtos alimentares locais, como a pêra rocha, existiu uma valorização de 15% para o enquadramento do tema cerâmica”, explicou João Dinis, formador de restaurante e bar na EHTO e um dos principais responsáveis pela organização do evento. Os alunos foram avaliados “mediante a sua competência técnica, a sua apresentação, a forma como falam para o público e a valorização sobre a cerâmica”.

O júri foi constituído por quatro membros, todos eles extremamente experientes na área.

Na cerimónia de entrega de prémios até Rafael Bordalo Pinheiro esteve presente, trazido à vida através da performance humorística do ator José Ramalho. O evento contou ainda com a vereadora da câmara das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, que subiu a palco para discursar e o diretor da EHTO, Daniel Pinto. Neste concurso António Ribeiro, de Faro, ficou em primeiro lugar, Gustavo Maia, do Bombarral, em segundo, e Leonardo Simões, de Viana do Castelo, em terceiro.

Em relação ao concurso nacional de pastelaria literária, Carolina Rosa, de Portimão, ficou com o primeiro lugar, Inês Queirós, do Porto, com o segundo, e Júlia Adamczewska, de Mação, com o terceiro.

Para além do mérito, os alunos que conquistaram os três primeiros lugares tanto num concurso como noutro foram recompensados com produtos específicos da zona Oeste, utensílios, matérias-primas alimentares e cursos de formação nas suas respetivas áreas.

Últimas Notícias

Jantar na Expoeste com Luís Montenegro a apelar “ao voto para a estabilidade em Portugal”

A Expoeste, nas Caldas da Rainha, acolheu na noite da passada terça-feira um jantar comício da AD com as presenças dos líderes do PSD, Luís Montenegro, e do CDS, Nuno Melo, tendo sido feito um apelo para os eleitores distinguirem entre “o único voto útil para a estabilidade em Portugal, que é na AD, e votar nas oposições, que é fazer da instabilidade um modo de vida”.

Gala do Empreendedorismo premiou trabalho de alunos

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, em parceria com o Município das Caldas da Rainha, realizaram a Gala do Empreendedorismo, no dia 10 de maio, no auditório da Expoeste, destacando o trabalho de alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário e cursos tecnológicos.