emissão em direto

Conferência sobre “Ameaças Populistas” e “Democracia Participativa”

O Município do Cadaval marcou presença, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, na 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), subordinada ao tema “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com as Comunidades Participativas”.

O Município do Cadaval marcou presença, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Valongo, na 23.ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), subordinada ao tema “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com as Comunidades Participativas”.

A autarquia foi representada por Ana Bijóias Mendonça, técnica superior de ambiente, que participou ativamente nas diversas palestras e nos grupos de trabalho.

Os fóruns e debates da Conferência de 2024 do OIDP foram dedicados a identificar formas e mecanismos de democracia que melhor defendam as comunidades da entropia causada pela desinformação e pelas ameaças populistas atuais, tendo por base cinco eixos temáticos: Os desafios que os novos populismos colocam à democracia participativa; As ameaças e oportunidades da inteligência artificial; O potencial e as oportunidades da tecnologia cívica; As boas práticas dos processos participativos inclusivos; As apostas na transparência e na governação aberta.

O evento congregou centenas de participantes, de todos os continentes. O OIDP é uma rede internacional que engloba mais de mil cidades, organizações, centros de investigação e universidades, órgãos governativos e instituições públicas, bem como, outras entidades, que implementam e partilham experiências de democracia participativa a nível local, em todo o mundo.

Últimas Notícias

Espetáculo reflete sobre o futuro do planeta

Rui Paixão, artista de referência internacional no teatro físico e no circo contemporâneo, traz ao público a sua mais recente criação, “Furo Lento”. O espetáculo será apresentado no dia 7 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Colégio candidata-se a Centro Tecnológico Especializado

O Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está a preparar uma candidatura a um Centro Tecnológico Especializado (CTE) e para que se torne viável e expressiva, tendo em conta o possível impacto para a região, está a formular protocolos com empresas e entidades empregadoras.

Encontro da Casa das Ciências

Foi anunciada a realização do X Encontro da Casa das Ciências, no Centro Cultural e de Congressos e na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, entre 14 e 16 de abril.

Jovens universitários fazem voluntariado na Foz do Arelho

A Foz do Arelho acolhe de 9 a 16 de fevereiro a Missão País, um projeto de jovens universitários (neste caso do Instituto Superior Técnico), que se desenvolve todos os anos em várias faculdades de Portugal e que consiste em aproveitar uma semana de férias que têm entre o primeiro e o segundo semestre para se virarem para aqueles que mais precisam, indo uma semana em grupos de cerca de 60 jovens para uma localidade prestar apoio social e de voluntariado que possa ser pedido.

Iniciados de Alvorninha ganham e juniores perdem

No passado domingo as equipas de futsal de iniciados e de juniores da Associação Desportiva de Alvorninha realizaram os seus jogos para o campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria. Ambas as equipas estão a lutar pelo primeiro lugar nos respetivos campeonatos.