emissão em direto

Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável

Óbidos recebeu, durante três dias, a 2ª edição do CIMES - Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorreu entre 1 e 3 de outubro na Casa da Música e na Praça da Criatividade. 

Óbidos recebeu, durante três dias, a 2ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorreu entre 1 e 3 de outubro na Casa da Música e na Praça da Criatividade. 

“Óbidos enfrenta e aceita o desafio da sua identidade histórica”, sendo que o foco está em “criar soluções equilibradas com o seu património”, afirmou Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar do Município de Óbidos, na abertura do congresso, dedicado ao tema “Desafios Urbanos, Gerações e Ativismo”.

Segundo indicou, há fatores a que importa atender, como sejam a mobilidade sustentável “numa vila medieval e num território eminentemente turístico”, a adequabilidade das infraestruturas ou o desenvolvimento de um projeto educativo interdisciplinar. 

Dentro da estratégia de promoção do Desporto, e numa aposta clara na mobilidade sustentável, Margarida Reis referiu que o Município de Óbidos se prepara para introduzir bicicletas nas escolas, a começar pelos jardins de infância. 

A ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, um projeto que envolve um investimento de 52 mil euros, visa capacitar os jovens para que possam optar, cada vez mais, por meios de transporte amigos do ambiente, contrariando a baixa expressividade dos números relativos à sua utilização.

Telmo Félix, vereador com o pelouro da Sustentabilidade na Câmara Municipal de Óbidos, frisou que para além do projeto ECO, em Óbidos “temos já cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais,

e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros.

Durante o congresso foram apresentados casos de boas práticas implementadas por vários agrupamentos de escolas do país.

O CIMES, promovido pelo Município de Óbidos e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contou com a presença de representantes oficiais, instituições nacionais e internacionais, escolas e autarquias.