emissão em direto

“Conhece Salir de Matos ?!” atraiu centenas de pessoas à freguesia

Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença […]

Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença de centenas de pessoas.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos há nove anos, e considerado um sucesso desde a primeira edição, a Junta decidiu este ano reunir produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas da freguesia, no sentido de dar continuidade ao evento.
Já considerada uma referência local, o “Conhece Salir de Matos!?” pretende continuar a promover as suas potencialidades, dando a conhecer as tradições, os usos e costumes da freguesia, bem como os serviços existentes na mesma. Pretende ainda fazer um elo de ligação entre o passado e o presente, entre gerações.
“Este é um evento que além de ter juntado as pessoas novamente também promoveu um encontro de diversas gerações e de associações que ainda estão ativas na nossa freguesia, apesar de serem cada vez menos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, adiantando que “esta iniciativa é sobretudo um reencontro de culturas, pessoas e sobretudo profissionais da nossa freguesia, dando a conhecer à população os seus produtos”.
No certame estiveram ao longo dos três dias várias tasquinhas, com iguarias, que “mais ou menos têm mantido alguma coerência”, mas também diversos ceramistas da freguesia, que “aproveitaram a ocasião para expor as suas obras” e a animação musical de diversos géneros, incluindo o tradicional arraial, onde se fez representar também o folclore através dos ranchos da freguesia, sem esquecer o acordeão.
Nos “pequenos quiosques de exposição, demonstração e petiscos” estiveram presentes salirmatenses, que aproveitaram para dar a provar algumas das suas iguarias e petiscos, como foi o caso do pernil à Vista da Aldeia, que “é uma tradição da nossa instituição”, explicou a responsável pelo lar Vista da Aldeia Residence, Manuela Henriques, que desde sempre participa no evento e que “já sentia saudades deste convívio na freguesia”. Entre os petiscos também constaram sopa de peixe, canja de galinha, carne assada no forno a lenha e filhoses.
Quem também esteve presente com o “melhor da freguesia” foi a Paróquia de Salir de Matos. “Todas as edições trazemos o nosso pão, que habitualmente é confecionado nos fornos da paróquia, em que juntamos o bacalhau, a sardinha, o chouriço ou então os torresmos”, explicou o padre Filipe Sousa, adiantando que o dinheiro angariado durante o evento servirá para pagar algumas das obras de reabilitação do interior da igreja.
Já os Jovens de Salir de Matos, que participam pela primeira vez no evento, optaram por “dar a conhecer os hambúrgueres vegetarianos, cachorros, espetadas de frutas e gomas, bolos secos e queijo”, sendo “uma forma de angariamos dinheiro para irmos às jornadas mundiais da juventude”.
Outra das bancas que costuma ser presença assídua no evento é a Mercearia Eusébio, com o pão recheado, moelas, morcela de arroz, caracóis, bifanas, entre outros “produtos que vendemos no nosso minimercado”, frisou a responsável pela banca.

salir de matos2
Animação musical não faltou
salir de matos3
Banca do lar Vista da Aldeia Residence

Últimas Notícias

Caldas organiza “Gala Brasão de Ouro”

Seis anos depois, o Caldas Sport Clube volta a organizar a gala anual do clube, intitulada “Gala Brasão de Ouro”, que terá lugar no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Conferência e ceia quinhentista

No âmbito do Programa Evocativo dos Cinco Séculos de Legado da Rainha D. Leonor, o Município das Caldas da Rainha realiza dois eventos no dia 31 de maio: a Conferência “Uma Rainha para Quinhentos Anos: D. Leonor (1458-1525)” e a Ceia Quinhentista da Rota Raynha das Águas.

Protocolo para dinamizar canoagem e stand up paddle

O Município de Caldas da Rainha e o Centro de Canoagem do Oeste assinaram um protocolo de cooperação, no passado dia 21, com o objetivo de dinamizar a modalidade de canoagem e stand up paddle na vertente de treino desportivo e competição, na Lagoa de Óbidos, para todos os munícipes.

Sessões ESCO Job Market aproximam formação das necessidades do mercado

A Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), em Torres Vedras, tem desenvolvido as sessões ESCO Job Market, onde reforça o compromisso com a formação de jovens em linha com as necessidades concretas do mercado e em estreita ligação com os agentes económicos que a apoiam nesta missão, promovendo sessões de divulgação de empresas e de oportunidades de carreira, que visam a apresentação de agentes económicos de referência dos setores de atividade em que atuam, mas também de conhecimento dos requisitos funcionais e perfis pretendidos nas ações recrutamento e estágio.