emissão em direto

Conselho Local da Ação Climática com regulamento publicado

Foi publicado no Diário da República o regulamento para o Conselho Local da Ação Climática das Caldas da Rainha (CLACCR), integrado por cidadãos, empresas, instituições da sociedade civil, associações não-governamentais, estabelecimentos de ensino e outros agentes do concelho ligados, direta ou indiretamente, à adaptação e mitigação das alterações climáticas.

O CLACCR afigura-se como um espaço de diálogo para garantir a transparência nos processos de tomada de decisão, em prol da sustentabilidade, da segurança e da qualidade de vida, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Entre esses desafios destacam-se os riscos climáticos, como a seca, os incêndios, as cheias, a erosão e outros.

A constituição do CLACCR surge no âmbito do desafio lançado em 2010 pela Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, que exorta toda a sociedade civil e órgãos governamentais a seguirem uma linha de ação para combater este fenómeno global.

A participação cívica e o envolvimento dos cidadãos, do ponto de vista individual ou das organizações a que pertencem, são considerados absolutamente necessários para a tomada de decisões informadas relativamente aos efeitos dinâmicos e incontornáveis das alterações climáticas.

Neste sentido, o Município das Caldas da Rainha, através do Plano Municipal às Alterações Climáticas (publicado em 2023), que identifica riscos e vulnerabilidades, pretende implementar medidas de mitigação e adaptação, até 2030, não só no sentido de identificar e adaptar o território aos diferentes riscos climáticos, mas também de garantir que estas medidas sejam abrangentes, permitindo uma transição justa, que integre os grupos mais vulneráveis da comunidade.

Últimas Notícias

Derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Várias pedras de grandes dimensões caíram de uma falésia em Peniche, onde no topo há diversas habitações. Os moradores no Bairro do Visconde estão em alerta e temem que a arriba acabe por colapsar e as casas sejam arrastadas.

Praia da Nazaré com torre de vigia

A Câmara Municipal da Nazaré reforçou a segurança dos banhistas ao inaugurar, na semana passada, a primeira de três torres de vigia destinadas aos nadadores-salvadores, localizada na praia.

Guilherme Sedas em terceiro lugar no “Estrelas ao Sábado”

“Em contramão”, foi o tema inédito cantado por Guilherme Sedas na final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos da RTP1. O caldense, que na letra faz alusão à Foz do Arelho, passou à segunda fase, onde cantou “Amanhã é melhor”, ficando em terceiro lugar após escolha do público.

Ondas gigantes atraem na Nazaré

Milhares de pessoas têm rumado nos últimos dias até à Praia do Norte, na Nazaré, para observar os atletas que enfrentam as ondas gigantes que se têm formado na sequência das condições meteorológicas.

Seis jogadores do Peão Cavalgante/Arneirense em torneio comemorativo

No dia 26 de janeiro seis jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, rumaram ao Sport Operário Marinhense para jogarem a terceira edição do Torneio do Centenário em xadrez, com ritmo de 10 minutos+5 segundos, em sistema suíço de sete rondas. Participaram 77 jogadores.