Foi encontrado na manhã deste sábado um corpo a flutuar junto à costa, a sul da Ponta do Facho, em São Martinho do Porto, tendo sido resgatado após o alerta dado pelas 10h25, através de um popular que se encontrava naquela zona de pesqueiro a praticar pesca lúdica.
O cadáver encontrava-se em avançado estado de decomposição e sem cabeça, tendo o comandante da capitania da Nazaré acionado para o local elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros Voluntários de São Martinho, que através da sua equipa de resgate retiraram o corpo, numa maca arriba acima, ao longo de várias dezenas de metros de subida íngreme, o que não foi uma tarefa fácil, mas terminou com sucesso.
“É sempre uma dificuldade acrescida por ser uma zona com muito barro e estar bastante húmida, e por vezes para resgatar corpos temos de optar por sair pelo mar, mas neste caso foi por terra, através de uma equipa com quatro elementos treinada para este fim e que já conhecem o local”, afirmou João Bonifácio, comandante dos bombeiros de São Martinho do Porto.
Antes, e por ordem do Ministério Público, dois inspetores da Polícia Judiciária fizeram peritagens e recolheram indícios para perceberem as circunstâncias desta morte. O óbito foi declarado no local pelo delegado de saúde.
Depois dos bombeiros de São Martinho, com a ajuda da Polícia Marítima, terem concluído a retirada do corpo para o topo da encosta, uma viatura dos bombeiros de Alcobaça transportou o cadáver para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
Poderá tratar-se do corpo de um dos três pescadores estrangeiros desaparecidos num naufrágio ocorrido em dezembro ao largo da praia do Pedrógão, em Leiria, mas só a autópsia poderá confirmar.