emissão em direto

Corporação de bombeiros de Óbidos projeta novo edifício com auditório para 500 lugares

Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.

Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.

“Com um novo edifício poderemos libertar algumas salas atuais no quartel, e reestruturá-lo por forma a dar resposta às necessidades atuais e com vista a salvaguardar algum crescimento mais”, explicou.

“Atualmente verificamos que cerca de 45% dos nossos operacionais são não residentes no concelho. Por um lado deixam-nos orgulhosos porque nos terem preferido, mas preocupados, porque no futuro poderão optar pelo corpo de bombeiros do seu concelho e deixar-nos desfalcados”, manifestou o dirigente, adiantando que “o nosso foco será sempre dar suporte e condições aos nossos bombeiros para que possam proceder ao socorro no nosso concelho, quer com aquisição de mais equipamentos individuais de proteção e novos equipamentos de suporte ao socorro, e melhorar a frota de socorro e as condições no quartel”.

Mário Minez relatou que o quartel, quando foi construído, “não foi pensado para a dimensão atual, mais de 100 operacionais, dos quais mais de 30 são elementos femininos”. “Terá dado resposta às necessidades do momento, atualmente encontra-se completamente desajustado, com falta de espaço nas camaratas para ambos os géneros, em especial nos elementos femininos, que na altura seriam menos de meia dúzia”, sublinhou.

O presidente agradeceu também às diversas entidades que contribuem através de protocolos e contributos para o crescimento da instituição, “em especial, ao Município pela continuidade do suporte financeiro que nos dá condições de podermos envolver em projetos mais arrojados”.

O comando da corporação foi igualmente elogiado “por ter adotado a nossa metodologia de planeamento anual, que facilita imenso a gestão por parte da direção na aquisição de materiais e equipamentos”.

A acompanhar Mário Minez na direção estão os vice-presidentes Vítor Pascoal, André Luís, António Silva e Júlio Manuelito.

No conselho fiscal está Albino Sousa como presidente, Jorge Ribeiro como vice-presidente e Paulo Duarte como relator.

Na assembleia geral, para além de José Machado como presidente, está Bruno Duarte como vice-presidente, Francisco Bracinha como secretário, Pedro Luís e Luís Pereira como vogais, e Fernando Sousa como suplente.

“No mandato que agora se inicia será celebrado o centenário dos Bombeiros de Óbidos, com o contributo do livro sobre a história desta associação, publicado o ano passado. Há que prosseguir e aprofundar ações em curso, com a colaboração de todos, incluindo a Câmara Municipal”, indicou José Machado.

Na cerimónia estiveram presentes autarcas e representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.