emissão em direto

Crédito Agrícola das Caldas, Óbidos e Peniche celebra 110 anos com saúde financeira

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.

A festa contou com bolos de aniversário para os seus clientes e colaboradores, tendo o conselho de administração percorrido os 12 balcões, espalhados pelos três concelhos, para assinalar a efeméride.

O resultado positivo alcançado em 2022 é um sintoma de saúde da CCAMCROP, apesar do ligeiro decréscimo relativamente ao ano anterior (1,759 milhões de euros). “É uma diferença sem significado, até tendo em conta o ano que foi”, destaca o presidente do conselho de administração, Luís Manuel Soares.

A maior dificuldade sentida junto dos clientes foi a subida das taxas de juro, que fez aumentar o valor das prestações dos empréstimos. “Felizmente, em relação à nossa carteira de crédito não temos tido muitos pedidos para a reestruturação dos empréstimos”, o que é um bom sinal, considera o gestor.

Nos últimos dois anos houve um crescimento no número de créditos concedidos (cerca de 9% ao ano).

Um dos principais desafios para 2023 é o de conseguir continuar a apoiar os seus clientes e permitir às famílias alguma estabilidade, tendo em conta o contínuo aumento das taxas de juro.

Também houve a preocupação de apoiar os colaboradores nesta conjuntura e em dezembro do ano passado foi pago a todos um complemento extraordinário de 750 euros. Segundo Cristiana Lage, vogal da administração, a CCAMCROP também estabeleceu diversas parcerias com os associados para que os seus colaboradores pudessem beneficiar de condições especiais.

Ao nível da responsabilidade social a CCAMCROP tem também sido um exemplo, com apoios a diversas coletividades e outras instituições. É também o principal patrocinador do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, para além de apoiar uma série de eventos nos três concelhos.

Tem havido igualmente uma grande aposta nos clientes jovens e o Grupo Crédito Agrícola (que esta Caixa integra) até foi o primeiro banco português a lançar uma conta totalmente digital (Moey).

Em relação à instituição em si, “a nossa principal preocupação é manter o balanço equilibrado porque o resultado disso é termos conseguido passar pelas várias crises sem ter necessidade de recorrer a apoios externos”.

A Caixa Agrícola foi fundada na freguesia de Alvorninha, em 1913, no que foi uma aposta numa região em desenvolvimento. Desde essa altura, a instituição tem marcado a sua presença pela proximidade aos clientes.

Para além do balcão na sede das Caldas da Rainha, existem ainda agências em Santo Onofre, Santa Catarina, Alvorninha, A-dos-Francos, Foz do Arelho, Óbidos, Usseira, Peniche, Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra D’El Rei.

“Nós costumamos dizer que estamos onde os outros não estão. Nas freguesias onde não existem agências, temos a preocupação de termos um ATM”, referiu Luís Manuel Soares.

Atualmente, a CCAMCROP tem 63 colaboradores, mais os três administradores executivos: Luís Manuel Soares (presidente), Cristiana Lage (vogal) e João Correia da Silva (vogal). A Caixa tem 5794 associados ativos.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]