O projeto com Thomas Schittek teve início em 2022 quando o artista plástico foi desafiado a desenvolver um trabalho com os alunos que, nessa data, frequentavam o 2.º ano. Tendo por base o tema do Plano Anual de Atividades, os alunos deram asas à criatividade e às emoções, expressando-as, numa primeira fase, no papel. A imagem foi depois replicada em azulejo, resultando num painel colorido de grandes dimensões, composto por 2640 azulejos.
O trabalho foi apresentado sob o olhar atento dos jovens artistas, das suas famílias e dos membros da comunidade educativa.
Para Emanuel Vilaça, diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, “o trabalho que foi feito vai ficar durante muitos anos e os jovens artistas vão-se lembrar deste painel extraordinário daqui a uns anos quando aqui passarem”.
A Câmara, que apoiou a iniciativa, esteve representada na apresentação pelo presidente, Ricardo Fernandes, que reforçou que “estas alunas e alunos que realizaram o trabalho são, de facto, privilegiados, porque sempre que aqui passarem recordarão que fizeram esta brutal obra de arte”.
O artista plástico Thomas Schittek considerou que este foi um momento “histórico e importante”, não só na vida destes jovens artistas, mas também para as suas famílias e para toda a comunidade. “As crianças aprenderam a pintar e não só. Também aprenderam a trabalhar umas com as outras”, sublinhou.