emissão em direto

Crianças estimuladas a escovar os dentes nos jardins de infância

O Município de Óbidos, em articulação com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, decidiu alargar aos jardins de infância do concelho a prática da escovagem, medida promovida no âmbito do Programa de Saúde Oral do Óbidos + Ativo, que teve início com os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e, posteriormente, com os alunos do 2.º ciclo.

Deste modo, no ano letivo 2024/2025 a escovagem dos dentes passou a ser uma prática diária nos jardins de infância do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, procurando habituar as crianças a fazê-lo desde tenra idade.

Cada criança tem seu próprio kit, incluindo escova de dentes, pasta e um copo, guardados num local específico.

O Programa de Saúde Oral desenvolve também sessões de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo, dinamizadas pela higienista Sabina Ramalho.

De acordo com a vereadora da Educação, Margarida Reis, “promover a escovagem na escola é um investimento na saúde e no bem-estar das crianças, prevenindo problemas futuros e garantindo sorrisos mais saudáveis”. “O ambiente escolar é ideal para abordar a importância da higiene oral, ensinando técnicas corretas, aumentando a consciencialização sobre a relação com a saúde em geral”, sublinhou a autarca.

Últimas Notícias