emissão em direto

CUF abre Hospital de Dia Oncológico no Oeste

O Hospital CUF Torres Vedras reforçou o seu projeto clínico com a abertura de um Hospital de Dia Oncológico, onde os doentes da região Oeste podem realizar tratamentos diários de curta duração, sem deslocações longas e em conforto, acompanhados por uma equipa especializada.

O Hospital CUF Torres Vedras reforçou o seu projeto clínico com a abertura de um Hospital de Dia Oncológico, onde os doentes da região Oeste podem realizar tratamentos diários de curta duração, sem deslocações longas e em conforto, acompanhados por uma equipa especializada.

Tem especialistas em oncologia médica, hematologia e enfermeiros especializados, aos quais se junta uma gestora oncológica, para apoiar os doentes nas questões processuais e administrativas. 

Trabalhando em colaboração com as restantes especialidades do Hospital CUF Torres Vedras, o intuito deste novo serviço é garantir cuidados de saúde multidisciplinares, diferenciados e personalizados a cada doente oncológico, de acordo com a sua situação clínica.

Isabel Fernandes, oncologista no Hospital CUF Torres Vedras, destaca que “um dos principais benefícios da criação deste serviço é que os doentes deixam de ter de fazer grandes deslocações para serem submetidos a tratamentos de curta duração. Passam a poder fazê-los perto de casa, o que, sobretudo para os doentes oncológicos mais debilitados, reduz o cansaço associado a viagens e faz muita diferença”.

O Hospital de Dia do Hospital CUF Torres Vedras está pensado para dar resposta a doentes oncológicos e hemato-oncológicos, com indicação para ciclos de tratamento de curta duração. O espaço está equipado com quatro cadeirões e um quarto individual, onde é possível administrar tratamentos, entre os quais quimioterapia, terapias alvo e imunoterapia. É, também, possível realizar exames de diagnóstico especializados, como mielograma – para avaliação da medula óssea, biópsia óssea, punção lombar, paracentese e toracocentese – para drenagem de fluidos a nível abdominal e pulmonar, respetivamente.

Últimas Notícias

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, dedicado ao tema “Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz”.

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento e divórcio”, com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

Pimpões asseguram manutenção na 2.ª Divisão

As Piscinas Municipais de Santo António dos Cavaleiros foram o cenário do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, reunindo 449 nadadores de 37 equipas. Pela segunda vez na sua história, os Pimpões marcaram presença com as equipas Absoluta Masculina e Absoluta Feminina e ambas as formações garantiram a manutenção neste escalão.

Pimpões no Torneio de Técnicas Alternadas

As Piscinas Municipais de Leiria receberam o Torneio de Técnicas Alternadas, dedicado ao escalão de cadetes. O evento contou com a participação de 13 clubes e um total de 290 jovens nadadores. Os Pimpões marcaram presença com uma delegação de 35 atletas.