emissão em direto

Cumprido o primeiro fim de semana do Festival de Ópera

Cumpriu-se o primeiro fim de semana do Festival de Ópera de Óbidos, com as três propostas iniciais, a primeira das quais no dia 8, com La Serva Padrona, uma ópera barroca, leve e divertida para abrir o programa.

Cumpriu-se o primeiro fim de semana do Festival de Ópera de Óbidos, com as três propostas iniciais, a primeira das quais no dia 8, com La Serva Padrona, uma ópera barroca, leve e divertida para abrir o programa.

O festival regressou após um interregno de vários anos, agora com a organização da Associação Banda de Alcobaça (ABA), numa parceria com o Município de Óbidos, que vai comparticipar anualmente com 80 mil euros, para além de prestar todo o apoio logístico.

A ABA, que é também a entidade responsável pela organização dos festivais Cistermúsica e Gravíssimo, apresentou uma candidatura ao programa Apoio Sustentado, da Direção Geral das Artes para o quadriénio 2023–2026, no valor de cerca de um milhão de euros, tendo como um dos objetivos o ressurgimento do Festival de Ópera de Óbidos e sua integração no circuito internacional.

Tendo como cenário a Quinta das Janelas, nas Gaeiras, conjunto patrimonial que data do séc. XVI, onde a Rainha D. Leonor ficava quando se deslocava às Caldas, neste local cheio de encanto foram preparados vários recintos para acolher o público, desde o grande pátio à intimista Sala Verde, sendo que o palco principal é na antiga adega. 

O evento pretende celebrar a força, a expressão e a resiliência das mulheres através da ópera.

Na noite da passada sexta-feira foram apresentadas duas récitas de La Serva Padrona, ópera em dois atos (intermezzi) de Giovanni Battista Pergolesi, e libreto de Antonio Federico Gennaro, a partir de uma obra de teatro homónima de Jacopo Angelo Nelli.

Do elenco constaram Carla Caramujo, soprano, Luís Rodrigues, barítono, João Merino, barítono, e José Carlos Araújo, no cravo, com a Orquestra La Nave Va, sob direção musical de António Carrilho.

Segundo o Município de Óbidos, “a primeira noite do Festival de Ópera foi plena de sucesso, com cerca de três centenas de espetadores e lotação praticamente esgotada”. La Serva Padrona “divertiu o público”.

No sábado aconteceu um encontro entre a voz e piano, num espetáculo intimista e repleto de emoção, em A Voz Humana, de Francis Poulenc, e libreto de Jean Cocteau. Do elenco constaram Marília Zangrandi, soprano, e Rodrigo Teixeira, no piano.

No domingo, regressaram A Voz Humana e La Serva Padrona, num double-bill (sessão dupla).

Don Giovanni, ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart e libreto de Lorenzo da Ponte, dá azo a duas récitas, no dia 15, às 21h, e no dia 17, às 17h. Do elenco fazem parte Christian Lujan, barítono, José Corvelo, barítono, a caldense Rita Marques, soprano, Sílvia Sequeira, soprano, João Pedro Cabral, tenor, Bárbara Barradas, soprano, Luís Rendas Pereira, barítono, Jeroboám Tejera, baixo, Pedro Lopes, no cravo, o Coro do Festival de Ópera de Óbidos e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

O programa do dia 16, pelas 21h, apresenta uma gala com uma perspetiva sobre as personagens femininas de três grandes óperas — Carmen de Bizet, La Traviata de Verdi e Rigoletto, também de Verdi. A gala inclui ainda a referência a outra ópera que conta com mais uma grande personagem do panteão feminino da ópera. É Eugen Onegin, de Tchaikovsky, de que se ouvirá a exuberante Polonaise.

Por fim haverá ainda espaço para a idílica canção com coro do Sonho de Uma Noite de Verão, de Felix Mendelssohn, o intermezzo da Cavalleria Rusticana de Mascagni e o brinde de La Traviata.

Do elenco constam Carla Caramujo, soprano, Cátia Moreso, meio-soprano, Luís Gomes, tenor, Luís Rodrigues, barítono, o Coro Infantil do Festival de Ópera de Óbidos e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.