emissão em direto

Curso de programação e robótica com apoio especial para jovens

O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) prepara-se para dar início à nova edição da Academia DeCode, em novembro, oferecendo uma experiência imersiva em programação e robótica.

O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) prepara-se para dar início à nova edição da Academia DeCode, em novembro, oferecendo uma experiência imersiva em programação e robótica.

Destinada a jovens que procuram explorar o mundo da tecnologia de forma prática, a edição deste ano é reforçada por uma vantagem especial: os alunos de Óbidos beneficiam de condições de acesso, com o apoio do Município. Esta medida reflete o compromisso do PTO e do Município de Óbidos em apoiar o desenvolvimento tecnológico dos jovens do concelho, incentivando a formação em áreas com grande potencial para o futuro.

O curso exige a todos uma inscrição de 30 euros, valor que poderá ser descontado caso o aluno opte por adquirir o robô desenvolvido durante a formação. Esta vantagem permite aos jovens aprofundarem o seu conhecimento e levarem o projeto para casa.

Nesta edição, cinco empresas da comunidade do PTO, todas cem por cento portuguesas, assumem papéis essenciais no desenvolvimento do programa.

A Sharkcoders fica encarregada da criação da estrutura pedagógica do curso, desenvolvendo o currículo e os conteúdos formativos que irão guiar os jovens ao longo das várias fases de aprendizagem em programação e robótica.

A Impact Wave é a responsável pelo desenvolvimento aplicacional (App), o software para o controlo do IORover, proporcionando aos alunos um contacto direto com a programação aplicada num robô funcional.

A JSIO – IoT, por sua vez, é a responsável pela conceção do IORover de uma forma transversal incluindo a sua framework de desenvolvimento rápido de produtos IoT e desenho estrutural.

À Gadget Priority coube a tarefa de fabricar as placas eletrónicas, componentes eletrónicos do rover, garantindo o interface físico de controle do IORover o que possibilita aos alunos uma compreensão concreta da forma de interação com os componentes eletrónicos que permitem a sua locomoção.

Finalmente, a Essencial Tech é a responsável pela produção das peças estruturais do rover, utilizando tecnologias de impressão 3D e corte a laser, oferecendo aos alunos uma introdução ao design e à prototipagem.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.