emissão em direto

Curso de Turismo Desportivo é nova aposta da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional, procurando contribuir para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo, bem como potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na região Oeste.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional, procurando contribuir para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo, bem como potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na região Oeste.

“É fundamental, por isso, atrair pessoas para as escolas, atrair pessoas para o setor do turismo, atrair investidores, apostar e investir na formação, qualificação e fidelização das pessoas, e valorizar os profissionais deste setor de atividade maravilhoso que é o turismo”, afirma Daniel Pinto, diretor da EHTO.
Com o propósito permanente de encontrar caminhos de inovação pedagógica, a EHTO apresenta como novidade para o ano letivo 2022/2023 a oferta do Curso de Turismo Desportivo, ao nível da formação contínua, que está a ser desenvolvido em estreita articulação com a Direção de Formação, Direção de Apoio à Venda e Direção de Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, e que visa dar uma resposta aos desafios e eixos estratégicos da Estratégia de Turismo 2027, nomeadamente ao nível da coesão territorial, inovação, diversificação, sustentabilidade e diminuição da sazonalidade.
O turismo desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo. Cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem. Por outro lado, os eventos desportivos podem promover o turismo com o marketing adequado e as infraestruturas necessárias. De salientar, também, a oferta de condições e facilidades em Portugal e na região Oeste para a realização de estágios desportivos de equipas de alta competição, nas mais variadas modalidades, como é o caso do badminton (Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha), surf (Centros de Alto Rendimento de Peniche e Nazaré) e natação (Centro de Alto Rendimento de Rio Maior).
No âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, esta nova oferta formativa do Curso de Turismo Desportivo vai explorar a relação entre o turismo desportivo e o desenvolvimento sustentável e inclusivo e como este tipo de turismo pode ser um instrumento de diferenciação e mitigação da sazonalidade. A inovação e as tendências atuais e futuras do setor, bem como a governação e estratégias das empresas e organizações públicas, são o foco deste novo curso.
A oferta formativa da EHTO para o próximo ano letivo é constituída pelos Cursos de nível IV (para quem tem o 9.º ano) de “Técnico de Restaurante / Bar” e “Técnico de Cozinha / Pastelaria”; Cursos de nível V (para quem tem o 12.º ano ou licenciatura) de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão de Turismo”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Gestão e Produção de Cozinha”.
De realçar, ainda, a oferta de formação contínua especializada com os seguintes cursos: “Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar” – 3.ª edição; “Curso de Padaria Avançada – 8.ª Edição, “Curso de Escanção – 5.ª Edição, “Curso de Turismo Literário” – 2.ª edição e “Curso de Turismo Desportivo” – 1.ª edição.
A certificação de Óbidos pela Unesco como Vila Literária, bem como toda a estratégia do município de Óbidos à volta da literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para o sucesso da 1.ª edição do Curso de Turismo Literário, que contou com 36 alunos. Haverá assim a 2.ª edição do Curso de Turismo Literário, a iniciar em outubro.
“As instalações da escola estão dotadas de equipamentos e serviços para uma formação técnica e profissional de qualidade. A procura do espírito de novidade e inovação é uma constante. Mais e melhor turismo passa por mais e melhor ensino e formação”, sublinha o diretor da EHTO.
“Podemos, por isso, destacar a elevada taxa de empregabilidade dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal, que está nos 95%, de acordo com o último estudo de inserção profissional. O sucesso dos alunos representa o sucesso da escola, pelo que é fundamental construir uma instituição em que o foco e o propósito da sua atividade está centrado nas necessidades e desejos dos alunos e do setor do turismo”, manifesta Daniel Pinto.
A EHTO, que vai comemorar em novembro os seus 16 anos de atividade e trabalho ao serviço do turismo, está localizada em Caldas da Rainha e Óbidos, tem uma amplitude regional, integra a rede nacional de Escolas do Turismo de Portugal desde o início da sua atividade em 2006 e é considerada como prioritária para a diversificação e criatividade do setor.

Últimas Notícias

Derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Várias pedras de grandes dimensões caíram de uma falésia em Peniche, onde no topo há diversas habitações. Os moradores no Bairro do Visconde estão em alerta e temem que a arriba acabe por colapsar e as casas sejam arrastadas.

Praia da Nazaré com torre de vigia

A Câmara Municipal da Nazaré reforçou a segurança dos banhistas ao inaugurar, na semana passada, a primeira de três torres de vigia destinadas aos nadadores-salvadores, localizada na praia.

Guilherme Sedas em terceiro lugar no “Estrelas ao Sábado”

“Em contramão”, foi o tema inédito cantado por Guilherme Sedas na final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos da RTP1. O caldense, que na letra faz alusão à Foz do Arelho, passou à segunda fase, onde cantou “Amanhã é melhor”, ficando em terceiro lugar após escolha do público.

Ondas gigantes atraem na Nazaré

Milhares de pessoas têm rumado nos últimos dias até à Praia do Norte, na Nazaré, para observar os atletas que enfrentam as ondas gigantes que se têm formado na sequência das condições meteorológicas.

Seis jogadores do Peão Cavalgante/Arneirense em torneio comemorativo

No dia 26 de janeiro seis jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, rumaram ao Sport Operário Marinhense para jogarem a terceira edição do Torneio do Centenário em xadrez, com ritmo de 10 minutos+5 segundos, em sistema suíço de sete rondas. Participaram 77 jogadores.