emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Curso de Turismo Literário é nova aposta da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) apresenta como novidade para o próximo ano letivo 2021/2022 a oferta do Curso de Turismo Literário, que está a ser desenvolvido no âmbito do programa de ação para o Turismo Literário, dinamizado pelo Turismo de Portugal, e que tem como grande objetivo dar uma resposta aos desafios e eixos estratégicos da Estratégia de Turismo 2027, nomeadamente ao nível da Coesão Territorial, Inovação, Sustentabilidade e diminuição da Sazonalidade.

O programa de ação para o Turismo Literário tem como principais objetivos proporcionar um referencial estratégico para o Turismo Literário em Portugal, valorizar e qualificar a oferta turística neste domínio nas suas diferentes vertentes, capacitar os atores e especializar os profissionais de turismo neste segmento, criar redes colaborativas e transversais ao território que disponibilizem ofertas integradas, valorizar economicamente o património literário português e afirmar os territórios e a sua riqueza natural, histórica e cultural, associando-os a escritores e obras literárias de referência, enaltecendo a língua portuguesa.

A certificação de Óbidos pela UNESCO como Vila Literária, bem como, toda a estratégia do município de Óbidos à volta da Literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para a escolha do Turismo de Portugal em realizar na EHTO a primeira edição do Curso de Turismo Literário.

O curso enquadra-se na missão da escola de criação de valor e qualificação dos recursos humanos, bem como o prestígio das profissões turísticas em conformidade com os eixos de atuação da “Estratégia Turismo 2027”, destacando-se, a valorização das profissões do turismo e o desenvolvimento de cursos e programas formativos que respondam às necessidades do mercado.

A oferta formativa para o próximo ano letivo é constituída pelos Cursos de nível IV (para quem tem o 9.º ano) de “Técnico de Restaurante/Bar” e “Técnico de Cozinha/Pastelaria; Cursos de nível V (para quem tem o 12.º ano ou licenciatura) de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão de Turismo”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Gestão e Produção de Cozinha”.

De realçar, ainda, a oferta de Formação Contínua especializada com os seguintes cursos: “Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar” – 2.ª edição; “Curso de Padaria Avançada – 7.ª Edição, “Curso de Escanção – 3.ª Edição” e a novidade do projeto piloto a nível nacional do Curso de “Turismo Literário” – 1.ª edição.

O diretor da EHTO, Daniel Pinto, destaca a “elevada taxa de empregabilidade dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal, que está nos 95%”.

A EHTO está localizada em Caldas da Rainha e Óbidos e integra a rede nacional de Escolas do Turismo de Portugal desde o início da sua atividade, em 2006.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.