Numa coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Casa das Artes de Famalicão, Culturproject e Loup Solitaire, é apresentado no dia 2 de dezembro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o espetáculo “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho”.
A estreia foi em 2019, mas tem circulado pelo país desde então, passando por mais de 17 cidades e também por Cabo Verde e Brasil.
Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expetativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de “Damas da Noite”: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que “Damas da Noite” encena.
Para erguer essa figura ficcionada chamada Cléopâtre, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas/dragqueens “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”. São “flores que abrem de noite”, intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”.
O espetáculo conta com interpretação de Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black, Pedro Simões aka Filha da Mãe e Marie Carré (em vídeo).