emissão em direto

Deputados recomendam ao Governo despoluição dos rios Tornada e Arnóia

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, através dos deputados eleitos por Leiria, apresentaram na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território um projeto de resolução que recomenda ao Governo o desenvolvimento de diligências com vista à despoluição dos rios Tornada e Arnóia.

O projeto, cuja votação deverá ocorrer na sessão plenária do próximo dia 18, aponta que o rio Tornada é um dos cursos de água mais importantes do concelho das Caldas da Rainha, atravessando-o em toda a sua extensão, do interior para o litoral, passando por várias localidades, nomeadamente, Formigal, Casais da Ponte, Salir de Matos, Tornada e Salir do Porto.

Os deputados indicam que ao longo dos anos têm existido episódios de descargas poluentes que põem em causa a qualidade das águas.

“Este curso de água está sujeito a um conjunto de pressões de setores como a agroindústria, a pecuária, a indústria e a própria atividade urbana e humana, que o tornam vulnerável a fontes de poluição. Ainda muito recentemente, foi conhecido mais um caso de uma descarga ilegal de um efluente pecuário com origem numa exploração suinícola e que voltou a comprometer a qualidade da água”, referem os deputados.

O rio Tornada faz ainda parte, na sua foz, de um conjunto paisagístico que, recentemente, foi alvo da atenção da Assembleia da República, através de iniciativas legislativas que recomendam a sua preservação e a salvaguarda do conjunto patrimonial que engloba a Duna de Salir do Porto, a praia fluvial de Salir, o próprio rio Tornada, a fonte de água doce termal denominada “pocinha”, os vestígios históricos da ruína da antiga alfândega do séc. XVIII, a recentemente intervencionada Capela de Santana e a praia atlântica de S. Romeu.

Também passando pelo concelho das Caldas da Rainha, o Rio Arnóia é “essencial do ponto de vista ambiental”. Nasce na Serra de Todo o Mundo, junto a Alguber, no município do Cadaval, seguindo para oeste pelo sopé da serra, entrando de seguida no concelho das Caldas da Rainha, na freguesia do Landal e de A-dos-Francos. Entra depois no município de Óbidos pela freguesia de A-dos-Negros, passando depois a norte da vila, desaguando na Lagoa de Óbidos. Acolhe no seu leito uma barragem para fins agrícolas.

A despoluição destes dois cursos de água é defendida “para a própria proteção destes dois geo-sítios de importância indiscutível, a duna de Salir e a Lagoa de Óbidos”.

É recomendado ao Governo que “em conjunto com as autarquias envolvidas promova todas as diligências com vista a apurar as fontes de poluição dos Rios Tornada e Arnóia, promova as medidas necessárias, em articulação com os organismos públicos competentes neste domínio, que contribuam para recuperação ambiental destes cursos de água, promova o reforço, junto das autoridades, da fiscalização ao longo de todo o curso dos rios Tornada e Arnóia, com o objetivo de, progressivamente, eliminar as fontes geradoras de poluição deste curso de água”.

Últimas Notícias

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Peniche

O Serviço de Urgência Básica de Hospital de Peniche tem sofrido alguns encerramentos devido a “ausências imprevistas ou por incapacidade de preenchimento de escala de serviço, por falta de médicos interessados”, revelou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).