A Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) acolhe a exposição “À espera do sol”, composta por desenhos e esculturas da autoria de João Honório.
Desenvolvido em contexto de pandemia, o autor refere que este é um trabalho “sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam”.
“É sabido que o desenho, como meio de representação e expressão utilizado através dos tempos pelos artistas, terá desde sempre percorrido múltiplos caminhos, conquistando assim autonomia por direito próprio. É veículo privilegiado para aprender a ver, educando o olhar, ao penetrar e ao compreender a forma das coisas. Ora ainda, como ato mental em que a mão corre livremente, com raiva ou leveza, ao sabor das emoções do momento”, manifesta João Honório.
João Honório nasceu em Lisboa a 13 de Julho de 1948. Formou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi bolseiro em Londres, onde concluiu os Advanced Studies of Art.
Colaborador do Atelier-Museu António Duarte desde a sua fundação, lecionou desde 1992 na ESAD.CR. Aposentou-se do ensino em 2005.
Membro fundador do Novo Grupo dos Artistas Caldenses (1982), que desde cedo foi embrião da criação da ESAD.CR, e do Grupo 6 (1984 – constituído também por António Vidigal, Antonino Mendes, Concas, Helena Mendonça e João Fragoso), está representado em museus e coleções particulares no país e no estrangeiro. Tem obras públicas em Caldas da Rainha, Abrantes, Manique do Intendente, Cartaxo, São Martinho do Porto, Bárrio/Alcobaça e Lisboa.
A exposição está patente de 11 de setembro a 8 de novembro.