Filipe Daniel manifestou que Óbidos “tem sido um dos poucos concelhos da região a crescer demograficamente, ao mesmo tempo em que apresenta contas certas”. “Não faz muito tempo que Óbidos ocupava o 75º lugar a nível nacional em 2021 no que diz respeito ao equilíbrio financeiro dos municípios de pequena dimensão e que em 2022 já era 12º. E agora está em 3º lugar a nível nacional e lidera o ranking absoluto do distrito de Leiria em 2023”, referiu.
“O trabalho deste e dos anteriores executivos permitiu que assim fosse. Estes resultados devem orgulhar-nos a todos, sem exceção. Mas, ao mesmo tempo, representam um acréscimo de responsabilidade para o presente e futuro, pois ter contas certas não basta”, enfatizou o autarca, que agradeceu aos colaboradores da Câmara Municipal de Óbidos, da Empresa Municipal Óbidos Criativa e da Obitec, “assim como todos aqueles parceiros que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso coletivo”. “Com colaboradores tão dedicados à causa pública, clubes, associações, empresários, entidades e cidadãos tão prontos para trabalhar por Óbidos, não há obstáculos intransponíveis. Apenas desafios que queremos agarrar”, sustentou.
Para Filipe Daniel, celebrar o feriado municipal de Óbidos “é muito mais do que relembrar a nossa fundação e a nossa história”. “É homenagear as raízes de uma terra que ocupa um lugar singular na identidade nacional e todos aqueles que contribuíram para afirmar este pequeno grande território a nível nacional e internacional”, afirmou o autarca, frisando que este “é também um momento para reforçarmos os laços que unem os habitantes do município, reconhecendo a importância da participação cívica e da solidariedade no desenvolvimento do território”.
“É também uma oportunidade para projetarmos o futuro, afirmando o compromisso coletivo de continuar a construir um concelho de Óbidos próspero, sustentável e inclusivo”, observou.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos aproveitou a ocasião para fazer um balanço do último ano e anunciou a realização de algumas obras, entre as quais a substituição do relvado sintético do campo n.º 2 do Estádio Municipal. Medidas como a renovação do plano Óbidos + Saúde ou a atribuição de um prémio de 500€ por aluno que “termine o 12º ano de escolaridade e ingresse no ensino superior independentemente da condição financeira” também mereceram referência no discurso.
“Em breve será assinado um protocolo com a Unidade Local de Saúde do Oeste, no âmbito do Programa Telemonitorização eSaúde – Óbidos, que tem como objetivo a implementação de soluções digitais e a modernização dos cuidados de saúde no concelho, disponibilizando equipamentos com a função SOS, deteção de quedas e monitorização da atividade física. Este é um projecto piloto com capacidade de escalabilidade do ponto de vista da Inovação social e em termos de saúde”, frisou Filipe Daniel, que anunciou a conclusão do projeto preliminar para a requalificação do Aqueduto da Usseira, o início dos trabalhos de desflorestação da Cidade Romana Eburobrittium e a mudança da iluminação do Castelo de Óbidos, com recurso a projetores Led, “o que significará mais sustentabilidade a um menor custo”.
“Fruto desta gestão rigorosa, transparente e equilibrada, conseguimos, há poucos dias, concretizar uma ambição antiga, reforçando de forma muito significativa os apoios aos clubes e coletividades desportivas e culturais. Aumentámos substancialmente as verbas e corrigimos regulamentos com décadas, que estavam desajustados das necessidades reais e não permitiam dar a resposta devida às forças vivas do concelho. Não podíamos ficar indiferentes ao esforço abnegado dos homens e mulheres das nossas vilas, aldeias e lugares que trabalham em prol dos outros sem exigir nada. E, por isso, decidimos também constituir uma comissão que pretende apoiar as coletividades no processo de regularização dos seus equipamentos, muitos deles construídos nas décadas de 80 e 90 com sangue, suor e lágrimas dos obidenses nas nossas vilas e aldeias”, sublinhou Filipe Daniel.
Após a aquisição dos dois lotes onde se encontrava o “Novo Banco”, a Câmara vai avançar com o Edifício Multisserviços, “equipamento fundamental para quebrar barreiras arquitetónicas e congregar num único local inúmeros serviços”, destacou o presidente da Câmara, que cumpre o primeiro mandato, com outras intervenções em vista: após a aquisição do terreno junto das “Curvas dos Arrifes” será concretizado um “outro projeto importante para a requalificação e embelezamento do nosso concelho, inserido no Projeto Mobilidade Suave”, bem como a regularização do estacionamento dos Arrifes e a criação de wc´s públicos, “aproveitando e fazendo a requalificação dos antigos balneários do campo de futebol para aproveitar os fundos comunitários a 85%, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência “.
Elogiando o trabalho do executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal sublinhou, na ocasião, que o futuro que espera para Óbidos “é claro”: “Um crescimento que respeite a nossa identidade e património”. “Este dia não é apenas um marco da história do nosso concelho, mas também um símbolo da resiliência, da coragem e do espírito indomável do povo de Óbidos. Ao olharmos para a nossa terra temos um grande orgulho, porque o nosso concelho é um verdadeiro cartão de visita, onde cada pedra, cada esquina e cada paisagem contam a história de um passado glorioso e de um presente vibrante”, sublinhou Fernando Jorge.
Salientando que o feriado municipal de Óbidos se assinala no Dia Internacional do Obrigado, o autarca fez questão de “expressar a nossa gratidão a todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento do concelho”, agradecendo aos homenageados que receberam medalhas de mérito municipal – Sport Clube do Bairro/Veteranos do Bairro, Rui Almeida e Fundação Inatel, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade e do concelho de Óbidos ao longo dos anos. “O vosso esforço e dedicação são um exemplo a seguir”, declarou Fernando Jorge.