Com antecedentes criminais, que o levaram a cumprir pena de prisão por tráfico de estupefacientes, o homem vivia com a mãe, que era constantemente alvo de injúrias e agressões, tendo numa das vezes chegado mesmo a “apertar-lhe o pescoço e a abaná-la violentamente”, relatou o Comando Distrital de Leiria da PSP.
O episódio de violência doméstica foi comunicado à PSP no dia 16 de dezembro e a averiguação da esquadra de investigação criminal das Caldas da Rainha indiciou tratar-se do “reflexo de um comportamento reiterado no tempo”.
Devido à natureza do crime de violência doméstica sobre progenitores a investigação foi desenvolvida em modo prioritário e foi dado cumprimento a um mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária.
Presente a primeiro interrogatório judicial em Leiria, na passada sexta-feira, foi aplicado ao suspeito um dispositivo eletrónico para aferir o cumprimento da medida de coação de afastamento e abandono da residência que partilhava com a sua mãe. Fica também proibido de contactar com a vítima.
O Comando Distrital de Leiria da PSP apela à população para a “necessidade de comunicação e participação às autoridades de quaisquer atitudes e comportamentos ilícitos”, vincando que “será um forte contributo para o combate ao crime de modo mais eficaz e, assim, incriminar os seus responsáveis”.