A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de informação da utilização de uma conta bancária na qual estavam a ser depositados valores oriundos de burlas, através de mensagens do Whatsapp, identificou e deteve um indivíduo, de nacionalidade brasileira, com 25 anos, como presumível autor.
Publicitada como burla “Olá Pai… olá Mãe”, que recentemente tem vitimado várias pessoas, consiste no envio de mensagens fingindo o suspeito ser filho dos lesados, a quem pede que seja enviado dinheiro para uma determinada conta bancária, sob o pretexto de ser necessário liquidar uma despesa inesperada.
Em certos casos é simulada a perda do telemóvel e o burlão informa que tem um novo número ou contacta através de telemóvel de um amigo.
Presente a tribunal, o indivíduo ficou em liberdade a aguardar o desenvolvimento do processo judicial.
Reforçando os alertas já emitidos e verificando-se um número crescente de denúncias por aquele tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, em momento algum, satisfazerem pedidos via Whatsapp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares.