emissão em direto

“Dia Aberto” com dezenas de atividades no Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto

Mais de 800 alunos e professores e docentes do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto comemoraram o “Dia Abertos do Agrupamento”, que decorreu nos dias 12 e 13 de maio, na escola sede. Ao longo de dois dias, o estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde […]

Mais de 800 alunos e professores e docentes do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto comemoraram o “Dia Abertos do Agrupamento”, que decorreu nos dias 12 e 13 de maio, na escola sede. Ao longo de dois dias, o estabelecimento de ensino foi transformado num infindável campo de descoberta, conhecimento e saber, onde os alunos foram convidados a conhecer, experimentar e explorar, através de divertidas experiências laboratoriais, jogos e exposições.

A iniciativa contou com a realização de dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo do agrupamento, tendo no primeiro dia concentrado todos os alunos e professores no campo de futebol, exterior à escola, para assistir a um pequeno espetáculo. Esse momento musical foi dinamizado pelos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do agrupamento.
Em seguida houve um momento lúdico, com a demonstração da modalidade teqball por três atletas federados.
Durante os dois dias decorreram atividades nas trinta salas dos blocos, para todos os gostos, e que estiveram à responsabilidade de cada departamento. Assim os alunos puderam participar em ações como o laboratório aberto, com destaque para as atividades experimentais, como em jogos tradicionais, enigmas e desafios.
Os ateliês de biologia, ciências, físicas, química, eco escolas, robótica, concursos, geografia, jogos e um casino da matemática também fizeram parte do programa, assim como exposições, escape room, danças “Paris Valse Musette”, curtas-metragens, simulações de sismos, pedras minerais, origamis, ilusão do cubo, workshops, palestras, entre muitos outros eventos.
Além destas atividades houve também um espetáculo dedicado à poesia e ao teatro, dinamizado pela Associação de Estudantes, no auditório da escola.
O espetáculo, que foi aberto aos encarregados de educação, contou com momentos musicais dinamizados por Diana Cunha e pelo aluno António Salvador, a peça de teatro “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner, numa adaptação da docente Maria José Duarte, do Clube de Teatro da escola, leituras com alunos e aluna do 3º ciclo Kaixin Cheng, apurada para a fase nacional no Concurso Nacional de Leitura, visualização da curta-metragem “Gentes e Lugares”, e ainda leituras com sotaque.
Para a diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Luísa Sardo, “o Dia Aberto é um dos pontos altos do agrupamento durante todo o ano letivo, com atividades propostas e dinamizadas pelos alunos do secundário e clubes, estando por vezes os professores só a assistir”.
Esta atividade, que “normalmente decorre em simultâneo com a semana da leitura e que esteve quase dois anos sem se realizar”, coloca “a escola em movimento nesta altura do ano letivo, onde os encarregados de educação e população também têm a oportunidade de conhecerem o nosso agrupamento, que tem todos os blocos ocupados com atividades”. Explicou ainda que esta iniciativa mostra aos alunos que “a escola não é só aulas, mas também tem momentos lúdicos e divertidos”.

Últimas Notícias

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Peniche

O Serviço de Urgência Básica de Hospital de Peniche tem sofrido alguns encerramentos devido a “ausências imprevistas ou por incapacidade de preenchimento de escala de serviço, por falta de médicos interessados”, revelou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).