A iniciativa, organizada por Célia Antunes, professora de Empreendedorismo na EHTO e Assessora de Inovação, teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar para a atuação das instituições de solidariedade social do concelho. “Pretendemos dar a conhecer as diferentes instituições, compreender o que cada uma pode oferecer, como podemos aceder aos seus serviços e de que forma estas se articulam entre si”, explicou Célia Antunes.
Embora não tenha sido possível envolver todas as entidades do concelho, a docente destacou que as participantes representam uma parte significativa do ecossistema social local. “Não são as únicas, há mais, mas estas refletem grande parte do trabalho que se faz na nossa comunidade”, acrescentou.
Outro objetivo da ação foi a angariação de voluntários para apoiar as diferentes instituições presentes, entre as quais se destacaram a Refood, a Ordem do Trevo, o Banco Alimentar do Oste e o Espaço Rainha da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha. Estiveram ainda representadas a Unidade de Desenvolvimento Social do Município de Caldas da Rainha (Ação Social), as Uniões de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e de Nossa Senhora do Pópulo, São Gregório e Couto, o Centro Paroquial de Caldas da Rainha, a Conferência da Sagrada Família das Caldas da Rainha, o Grupo de Acolhimento Nossa Senhora da Conceição (Paróquia de Caldas da Rainha), a Cruz Vermelha, a Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, o Rotary Club de Caldas da Rainha e o Clube Soroptimist Internacional de Caldas da Rainha.
Durante o evento, Célia Antunes sublinhou a importância da sustentabilidade como um compromisso coletivo. “Ser sustentável vem da palavra latina “sustinere”, que significa sustentar, apoiar, manter e cuidar. Juntos, podemos criar um mundo melhor para todos nós”.
A Refood e a Unidade de Desenvolvimento Social dinamizaram atividades interativas com os alunos, enquanto a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, São Gregório e Couto distribuiu sacos da “Rota do Voluntariado” aos participantes.
A direção da EHTO expressou a sua gratidão a todos os envolvidos, destacando “a disponibilidade, a simpatia, o empenho e a dedicação à causa”.