emissão em direto

Dia Mundial da Diabetes com atividades de sensibilização

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, o Agrupamento de Centros de Saúde (AceS) Oeste Norte em parceria com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), promovem um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância do tema e para a adoção de estilos de vida saudáveis.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, o Agrupamento de Centros de Saúde (AceS) Oeste Norte em parceria com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), promovem um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância do tema e para a adoção de estilos de vida saudáveis.

“Compreender a diabetes é o primeiro passo para a sua prevenção. Estima-se que cerca de 537 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes, sendo de prever que o número ascenda aos 643 milhões até 2030. Trata-se, portanto, de uma das mais significativas comorbilidades com impacto nas vidas das pessoas, famílias e sociedades”, aponta  João Gomes, diretor executivo do ACeS Oeste Norte.

“A diabetes atinge três em cada quatro adultos nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Foi responsável por 6,7 milhões de óbitos em 2021. Contribui com um crescimento assinalável na despesa nos sistemas de saúde em todo o Mundo. O seu impacto negativo na vida das pessoas prejudica as aspirações de educação e de emprego, afetando as comunidades agravando as dificuldades económicas dos agregados familiares”, descreve. 

Deste modo,  “a adoção de comportamentos saudáveis e o seu diagnóstico precoce são cruciais para o seu controlo”. O AceS Oeste Norte, o CHO e as Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Alcobaça, Óbidos, Bombarral, Peniche e Nazaré vão assinalar o dia com atividades abertas ao público.

Nas Caldas da Rainha, no Parque D. Carlos I, pelas 15h, decorre uma das iniciativas.  Antes, pelas 10h, haverá uma ação no Agrupamento de Escolas D. João II, a cargo da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) Caldas/Óbidos.

Pela UCC Bombarral/Peniche, “Educar para a Prevenção” é a ação na Escola Secundária de Peniche, às 10h.

Pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês eUCC Alcobaça/Nazaré realiza-se a ação “Educação sobre Diabetes”, no auditório Adães Bermudes, em Alcobaça, pelas 18h.

Há ainda atividades programadas pela USF Pinhal de Rei, “Caminhada para a Saúde”, a partir das Piscinas Municipais de Pataias, pelas 9h, e  “Palavras Doces para reduzir a Doçura”, no mesmo local, às 10h.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.