emissão em direto

Dia Mundial da Língua Portuguesa nos museus caldenses

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de […]

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de 5 de maio foi estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental parceira da UNESCO, para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

As comemorações iniciam-se a 4 de maio, às 21h, com a exibição ao ar livre do vídeo arte “Jogos Dirigidos”, de Jonathas de Andrade. O artista, nascido no nordeste do Brasil, esteve recentemente a expor no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Jonathas de Andrade já foi artista convidado em exposições como a 32ª Bienal de São Paulo, 12ª Bienal de Lyon, França, Better Homes, SculptureCenter, Long Island City, EUA. Também realizou exposições individuais em Toronto, Nova Iorque, Recife, Kiev, Chicago, São Paulo e muitas outras cidades. As pesquisas artísticas de Jonathas de Andrade envolvem, por um lado, a fotografia e o vídeo. Por outro lado, tratam de culturas populares, relações homoafetivas e, mesmo, o próprio campo da arte.

Inédito em Portugal, o filme que será exibido no Museu da Cerâmica provoca reflexões sobre a língua portuguesa e a comunicação, através de experiências pessoais vivenciadas por moradores da comunidade de Várzea Queimada, cidade no interior do nordeste brasileiro. A localidade possui a maior proporção de pessoas não falantes do Brasil e o vídeo mostra como o gesto, a expressão facial e, principalmente, a necessidade de se expressarem, constituem-se como elementos para a linguagem própria encontrada por esta população para comunicar-se.

No dia 4, pelas 16h, o Festival Criativo traz uma feira do livro, com diversas publicações do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, além de criativos das Caldas da Rainha. O Festival Criativo contará também com ilustrações, prints, zines, cadernos, entre outros itens, como cerâmicas, cosmética artesanal e música. Para estas atividades, o Museu da Cerâmica receberá artistas como Editiòns N’Importe Quoi, Joana Mundana, Fabio Beckert e muitos outros. O Festival Criativo seguirá até dia 6.

No dia 5, crianças e adolescentes de 6 aos 15 anos poderão participar no “Jardim da Língua Portuguesa”. Dinamizada por jovens estagiárias do Museu da Cerâmica, a ação consiste num jogo de percurso pelo jardim e pelo Museu. Serão realizadas sessões às 10h30 e às 15h, e será necessário realizar inscrições prévias através do e-mail mceramica@drcc.gov.pt.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.