emissão em direto

Doces e licores conventuais no mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça esteve no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência com a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça esteve no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência com a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Alcobaça tem, na doçaria conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

No concurso “Melhor Doce Conventual” foi distinguido com o primeiro prémio o “Manjar Real”, da pastelaria Alcôa (Alcobaça), recebendo menções honrosas o “Pão de Ló de Alfeizerão, do Atelier do Doce (Alcobaça), o “Papão d’Anjo”, da Casa dos Doces Conventuais (Alcobaça) e o “Pralines Belges”, da Abadia de Herkenrode (Bélgica).

O prémio de Melhor Compota foi atribuído à “Compota de Pêssego com Menta Fresca”, das Monjas Cistercienses de São Bento da Porta Aberta (Rio Caldo).

O Melhor Licor Conventual foi considerado o “Licor de Singeverga”, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso”.

A iniciativa foi realizada em pleno Mosteiro de Alcobaça, que serviu de “tela” a uma experiência visual consumada com o espetáculo de vídeomapping “Alcobaça – Terra de Paixão”, que coloriu os 200 metros de comprimento da fachada do monumento.

“Trata-se de uma oportunidade privilegiada para saborear o melhor da nossa tradição gastronómica conventual, assim como das melhores casas portuguesas e estrangeiras da especialidade”, evidenciou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Para o autarca, a simultaneidade da inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, no Claustro do Rachadouro, espaço que foi palco de sessões de showcooking e música ao vivo por bandas filarmónicas, orquestras e associações culturais do concelho de Alcobaça, era motivo de dupla alegria.

“Não tenho a menor dúvida de que todo o território irá beneficiar desta nova unidade hoteleira de cinco estrelas, alargando o leque de segmentos de turismo como também atraindo todo um novo mercado de congressos e eventos sectoriais e empresariais. Representa uma oportunidade única de desenvolvimento e dinamização de todo o concelho”, declarou o presidente da Câmara.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.