emissão em direto

Documentário de estudante da ESAD.CR nomeado para prémios Sophia

João Carlos Pinto, estudante da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), está nomeado para os prémios Sophia Estudante 2024, na categoria ‘Melhor Curta-Metragem de Documentário’, com o documentário ‘Ostra Negra’.

João Carlos Pinto, estudante da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), está nomeado para os prémios Sophia Estudante 2024, na categoria ‘Melhor Curta-Metragem de Documentário’, com o documentário ‘Ostra Negra’.

Segundo o aluno da licenciatura em Som e Imagem, através do arquivo da televisão francesa, o documentário “embarca numa viagem hipnótica e envolvente à selva da Guiné-Bissau durante os intensos conflitos da Guerra Colonial portuguesa”.

‘Ostra Negra’ é um “testemunho visceral da realidade brutal e desconhecida da guerra, que evidencia a pressão, a violência e o horror psicológico avassalador a que os combatentes portugueses e guineenses foram submetidos”, explica João Carlos Pinto.

A 10.ª edição do Sophia Estudante tem lugar entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Albufeira, reunindo estudantes de cinema e audiovisual de todo o país, com uma programação que contará com masterclasses, workshops, sessões de cinema, competição de curtas-metragens, entre outros.

O júri da categoria ‘Melhor Curta-Metragem de Documentário’ é composto por Francisco Manso (realizador), Miguel Monteiro (ator), Cláudia Semedo (atriz), Susana Gomes (diretora de fotografia) e Fernanda Polacow (argumentista).

Promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, a iniciativa Sophia Estudante tem como objetivos incentivar e premiar futuros cineastas, proporcionar aos estabelecimentos de ensino com cursos de cinema e audiovisual a oportunidade de mostrarem os trabalhos desenvolvidos em contexto escolar, promover a partilha de conhecimentos e o diálogo entre docentes e alunos.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.