emissão em direto

Dois Centros Tecnológicos Especializados no Agrupamento Bordalo Pinheiro

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) viu aprovadas as suas candidaturas à implementação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), um de informática e outro industrial.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) viu aprovadas as suas candidaturas à implementação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), um de informática e outro industrial.

As duas candidaturas aprovadas, com possibilidade de investimento num valor aproximado de 2,7 milhões de euros, irão permitir, além da criação espaços de aprendizagem modernos e interativos, apetrechar esses espaços com a mais moderna tecnologia de ponta e proporcionar aos alunos uma formação especializada em áreas específicas e prioritárias em cada um dos CTE.

O CTE de Informática irá permitir aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Informática – Sistemas e Programador/a de Informática o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Realidade Virtual (RV)/Realidade Aumentada (RA), Aplicações de Gestão Empresarial e Arquitetura de Sistemas e Redes.

O CTE Industrial irá proporcionar aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Mobilidade Elétrica, Robótica Industrial e Automação e Controlo.

Estas áreas prioritárias foram definidas com as autoridades e parceiros locais e regionais, com os quais foram assinados diversos protocolos de cooperação.

A execução física das candidaturas agora aprovadas irá decorrer, de forma faseada, entre 2023 e 2025.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.