emissão em direto

Dois ministros estiveram na conferência dedicada aos jovens e à democracia cultural

Os ministros da Educação e da Cultura, João Costa e Pedro Adão e Silva, estiveram nas Caldas da Rainha, a 13 e 14 de novembro, para participarem na conferência “Youth-action-culture: Rumo à Democracia Cultural”, a qual teve lugar no Centro Cultural e de Congressos.

Os ministros da Educação e da Cultura, João Costa e Pedro Adão e Silva, estiveram nas Caldas da Rainha, a 13 e 14 de novembro, para participarem na conferência “Youth-action-culture: Rumo à Democracia Cultural”, a qual teve lugar no Centro Cultural e de Congressos.

Apesar da demissão do primeiro-ministro, António Costa, os governantes fizeram questão de estarem presentes nesta iniciativa organizada pelo Plano Nacional de Artes (PNA).

Na sessão de boas-vindas, Paulo Pires do Vale, comissário do PNA, explicou que o principal objetivo deste encontro foi o de ouvir os jovens sobre as artes e a cultura, assim como a sua articulação com a democracia. “Quisemos despir-nos das certezas para encontrarmos os outros na sua diversidade”, referiu.

Cerca de 600 pessoas, na sua maioria profissionais do ensino e das artes, mas também muitos jovens, participaram nesta conferência, que surge dos desígnios da Carta do Porto Santo, apresentada no contexto da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, em 2021.

A Carta é um instrumento político que pretende orientar programas, estratégias e processos dos governos, instituições e cidadãos na União Europeia, com o propósito de reforçar a importância da cultura, das artes, dos patrimónios e da educação para a promoção da democracia.

Na próxima edição do JORNAL DAS CALDAS será publicada uma reportagem alargada sobre o evento.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.