emissão em direto

Duas noites de concertos na Praça 25 de Abril para celebrar Caldas da Rainha

A Praça 25 de Abril concentrou mais uma vez os festejos mais animados do Dia da Cidade com concertos nas noites de 14 e 15 de maio.

No tradicional concerto da véspera do feriado da cidade, a estrela da noite foi Rui Reininho com os GNR, a banda do norte que está a celebrar os seus 45 anos.

O vocalista, apesar dos seus 70 anos, manteve uma postura sempre animada e imaginativa em palco, pese embora muitos repararem na forma como desafinou. No entanto, os assobios só aconteceram quando se referiu ao líder do Chega, André Ventura, e disse que “ele é muito fraquinho”. Ouviram-se críticas de que os GNR não foram uma boa escolha para este concerto.

Antes dos GNR subirem ao palco, atuou a banda caldense “Outsiders”, que “aqueceu” da melhor forma o público que cedo se juntou perto do palco na Praça 25 de Abril. Este ano o concerto foi apresentado por dois elementos do Gabinete da Juventude das Caldas da Rainha.

Depois dos GNR, o habitual fogo de artifício este ano contou com música e raios laser.

Segundo os dados oficiais, terão estado a assistir ao concerto cerca de 12 mil pessoas. No final do concerto o presidente da Câmara, Vitor Marques, e a vereadora Conceição Henriques, subiram ao palco e ofereceram uma peça de cerâmica das Caldas à banda.

Vitor Marques referiu-se ao famoso tema “Dunas”, dos GNR, para falar da Duna de Salir do Porto, e depois salientou que a autarquia quis dar também a oportunidade aos músicos caldenses de participarem nas Festas da Cidade.

Na noite seguinte, a Banda Comércio e Indústria convidou oito vocalistas caldenses para cantarem, em conjunto com os seus músicos, vários temas nacionais.

Ana Cristina, Carlos Caldas, Duarte Dias, Francisca Coutinho, Guilherme Sedas, João Amaral, Júlia Valentim e Vanessa Alexandra foram as vozes caldenses que encheram a Praça 25 de Abril com o seu talento musical.

Para este concerto o público pôde assistir sentado e não arredou pé até ao final do espetáculo.

Segundo o presidente da Câmara, o concerto dos GNR custou 20 mil euros, o espetáculo piromusical 22 mil euros e a Banda Comércio e Indústria recebeu 9.670 euros (a todos os valores acresce IVA). A produção teve um custo de 25 mil euros (mais IVA). No total, foram gastos cerca de 85 mil euros nas Festas da Cidade.

Últimas Notícias

Caldas da Rainha celebra cinco séculos do legado de D. Leonor

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, presidiu no passado dia 14 ao arranque das comemorações dos 500 anos da morte da rainha D. Leonor, com um programa que se estende até 17 de novembro, data exata do seu falecimento.
O programa das comemorações, coordenado pelo historiador Nicolau Borges, inclui conferências, exposições, concertos, teatro, recriações gastronómicas da época da rainha e iniciativas de valorização do património.

Município entrega 20 medalhas e homenageia D. Leonor no 15 de maio

A sessão solene do Feriado Municipal de Caldas da Rainha, celebrada a 15 de maio, ficou marcada por uma homenagem à figura da fundadora da cidade, a rainha D. Leonor, assinalando os 500 anos da sua morte.
A cerimónia, realizada no âmbito da atribuição das Medalhas de Mérito Municipal e Dedicação Pública, assumiu este ano uma solenidade especial. De forma excecional, a habitual Medalha de Honra da Cidade não foi atribuída, num gesto simbólico para que o destaque absoluto recaísse sobre D. Leonor.
“A homenagem mais honrosa deste 15 de maio será precisamente destinada à rainha fundadora das Caldas da Rainha”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques.