emissão em direto

Empresas do Caldas Empreende abriram portas à comunidade

As quinze empresas instaladas no centro “Caldas Empreende” abriram as suas portas à comunidade, na passada quinta-feira, para dar a conhecer toda a atividade realizada pelos negócios que atualmente estão instalados naquele local.

As quinze empresas instaladas no centro “Caldas Empreende” abriram as suas portas à comunidade, na passada quinta-feira, para dar a conhecer toda a atividade realizada pelos negócios que atualmente estão instalados naquele local.

Este projeto, criado no âmbito do empreendedorismo social para incubação de empresas, lançado em junho de 2009 e ocupado por quinze promotores, foi implementado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), que gere os empreendedores que são aceites após uma candidatura.

Segundo Isabel Henriques, diretora financeira da AIRO, “esta iniciativa, que já não ocorria há dois anos devido à pandemia da Covid-19, pretende como sempre mostrar a diversificação e a natureza dos projetos cá instalados, bem como fortalecer espaços de proximidade com os novos empresários da região, através de serviços de informação e aconselhamento personalizados”.

O Caldas Empreende tem atualmente quinze empresas incubadas e existe uma lista de espera de ideias novas que querem um espaço na incubadora para iniciar o seu negócio. “O Caldas Empreende tem uma taxa de ocupação dos gabinetes entre os 95% e os 100%”, disse Isabel Henriques, acrescentando que “na AIRO recebemos e ajudamos a crescer outros tantos projetos que podíamos ter mais 10 Caldas Empreende, que mesmo assim não era suficiente para a quantidade de projetos que temos em lista de espera”. Face a isso, a gestora financeira da AIRO garantiu que a associação empresarial em conjunto com o município já estão a pensar no futuro ter um Caldas Empreende maior, com mais condições e espaços para albergar mais empreendedores diversificados.

“No fundo sentimo-nos muito felizes porque já ajudámos a desenvolver muitas empresas que são conhecidas, que começaram nos concursos de escolas, passaram pelo Caldas Empreende e que atualmente são fornecedores da AIRO e de muitos outros organismos locais”, referiu Isabel Henriques.  

Na iniciativa “Open Day” estiveram presentes algumas das empresas incubadoras no edifício, como é o caso da Infusa – Infusões e Condimentos, que está há três anos instalada no Caldas Empreende. “Na altura foi a forma mais fácil e rápida para conseguir fazer a legalização do projeto, que cresceu e que já ganhou alguns prémios no Concurso Nacional de Ervas Aromáticas”, explicou Ana Filipa Ferreira, responsável pela Infusa, adiantando que o Open Day “é uma oportunidade para divulgar e dar a conhecer os nossos projetos e produtos que existem na incubadora, e que por vezes passam despercebidos, e ainda é uma oportunidade para atrair novos clientes aos espaços”.

Outra das empresas inseridas no edifício é a Tete Pottery, da caldense Teresa Teodoro. “Estou no Caldas Empreende desde o início deste mês, e este apoio foi fundamental para arrancar com o meu projeto, que está relacionado com a cerâmica criativa e artesanal”, explicou, adiantando que “o Open Day é uma mais valia para a divulgação dos nossos negócios”.

Clara Roque, da Arca – grupo informal ligado à alimentação e ao bem-estar, referiu que “esta atividade dá projeção e atrai potenciais clientes ao Caldas Empreende”. 

Além de dar a conhecer os projetos inseridos no edifício, o Open Day também promoveu workshops, troca de sementes e diversos momentos de convívio entre os empreendedores.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.