Terá como tema principal “Para um ensino humanista das ciências”. Para além da habitual forte componente orientada para a formação de professores nas diversas áreas científicas, haverá oportunidade de assistir a conferências plenárias e temáticas, à apresentação de projetos educativos inovadores, e ainda de assistir e participar ativamente em dois painéis de debate subordinados, respetivamente, aos temas “Ciência, Sustentabilidade e Justiça Social”, e “Ética da Inteligência Artificial”, com a colaboração de especialistas na área do ensino das ciências.
Os participantes poderão colaborar, trocar ideias e refletir sobre as suas próprias metodologias de ensino, com o objetivo urgente de valorizar, não apenas o conhecimento técnico, mas também a formação de seres humanos comprometidos com um futuro mais justo e sustentável.
“As ciências desempenham um papel fundamental na sociedade moderna, influenciando decisões políticas, económicas e sociais. No entanto, a forma como ensinamos essas disciplinas pode moldar a maneira como os nossos alunos percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Um ensino humanista contribui para o desenvolvimento integral do estudante, incentivando a curiosidade, a criatividade e a sensibilização para com os grandes problemas da era moderna, como são, a ética da inteligência artificial e os problemas ligados às alterações climáticas e sustentabilidade”, afirma João Nuno Tavares, coordenador da Casa das Ciências.