emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Equipa de patinagem artística no gelo sediada em A-dos-Negros

Aquela que se apresenta como “a primeira equipa de patinagem artística no gelo em Portugal” está sediada em A-dos-Negros, no concelho de Óbidos, e chama-se Revolution Figure Skating Club, sendo “uma associação sem fins lucrativos oficialmente registada”.

O projeto desta equipa começou há cerca de dois anos, quando atletas de vários pontos do país se conheceram, por acaso, ao treinarem na pista de gelo do Palácio do Gelo, em Viseu, a única que funciona o ano inteiro e onde há a possibilidade de se ter aulas de patinagem artística na escola local.

“Por reconhecermos que havia uma lacuna em Portugal, ao não haver aposta formativa nesta modalidade olímpica, começando logo pela falta de pistas de gelo no território nacional, que não sejam as pistas que apenas estão montadas algumas semanas por altura do natal, resolvemos unir esforços e mudar o estado das coisas”, revelou Alexandra Duarte, presidente da equipa.

“Em conjunto, descobrimos que a paixão pela modalidade nos levava a todos a fazer viagens de várias horas e a suportar os gastos com essas deslocações, alojamento e aluguer do gelo, só para podermos ir treinar em Viseu. Unimos esforços, atletas e uma treinadora residente em Viseu, lusodescendente que foi campeã nacional na sua terra natal, África do Sul, Carla de Almeida, e construímos a equipa, com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal”, adiantou.

Atualmente, entre os membros encontram-se atletas residentes nos concelhos de Amadora, Lisboa, Matosinhos, Óbidos, Odivelas, S. João da Madeira e Viseu.

A Revolution Figure Skating Club continua a desenvolver o seu trabalho, apesar das dificuldades. Para além de uma pista de gelo com as dimensões adequadas, os obstáculos passam também pela inexistência de um local, em Portugal, onde possa mandar afiar as lâminas dos patins, que carecem desse tipo de intervenção com alguma regularidade.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.