emissão em direto

ESAD.CR lança mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha lançou o mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar, que é pioneiro no domínio do design de produtos, soluções, plataformas, apps e serviços inovadores nessa área, com o objetivo de promover a qualidade de vida.

Este mestrado segue uma tradição de experimentação interdisciplinar caraterística da escola superior, ao integrar numa formação conteúdos programáticos que cruzam o domínio do design com os conhecimentos das áreas das ciências da vida e da engenharia.

O objetivo principal deste mestrado consiste em formar profissionais de projeto com conhecimentos e competências interdisciplinares para integrar equipas e atuar em situações complexas e de mudança. Deverão ser capazes de identificar problemas, apresentar propostas e desenvolver novas soluções e experiências que atuem no suporte, na otimização e promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo e das sociedades, bem como numa forma de vida sustentável e responsável.

Pretende-se valorizar a diversidade de percursos, interesses e motivações dos estudantes, orientando-os na construção de um projeto individual.

Ao longo de toda a formação haverá contato com designers, investigadores, profissionais de saúde, engenheiros, empresários e decisores. Além disso, a escola superior tem parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais que operam nas áreas da saúde, do bem-estar, do design e das tecnologias.

“A humanidade está a enfrentar uma crise global, única numa geração. Tal como outras áreas, o design é chamado a servir a sociedade e os cidadãos na procura de soluções que ajudem na defesa, deteção e diagnóstico de doenças, no acompanhamento e informação às populações em isolamento, no teletrabalho, no ensino à distância, na promoção da vida social dos jovens e na parentalidade. Mais do que nunca, o design deve ser um agente ativo de progresso e mudança. Deve contribuir com o seu conhecimento, metodologias e criatividade para reinventar o mundo onde iremos viver, sendo parte fundamental repensar os sistemas de saúde, economia, política, cultura e vida social, sem esquecer as desigualdades da nossa sociedade contemporânea”, manifesta Elga Ferreira, coordenadora do curso.

Com duração de dois anos, em regime diurno, tem vinte vagas para o contingente geral e cinco para estudantes internacionais.

Na ESAD.CR existem mestrados de Artes do Som e da Imagem, Artes Plásticas, Design de Produto, Design Gráfico e Gestão Cultural.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.