emissão em direto

ESAD.CR recebe apresentação do plano estratégico das artes

Na próxima quarta-feira, pelas 14h30, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, será apresentado o Plano Estratégico 2024-2029 do Plano Nacional das Artes (PNA).

A cerimónia contará com a presença da subcomissária do PNA, Sara Brighenti.

O PNA foi instituído pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para no horizonte temporal 2019-29 organizar, promover e implementar, de forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, em parceria com entidades públicas e privadas.

Nos próximos cinco anos será consolidado o trabalho iniciado em 2019 pelo PNA, ampliando-o ao ensino superior e reforçando os indicadores de monitorização do impacto, com vista a promover a responsabilidade cultural de cada cidadão. Este novo plano de ação estratégica foi desenvolvido após uma avaliação cuidada do anterior plano, bem como através de um processo de escuta ativa das sugestões e preocupações dos vários intervenientes e parceiros dos setores da educação, cultura e administração local.

A estratégia está organizada em três eixos e inclui 21 medidas. O documento é introduzido por um manifesto que reivindica uma maior proximidade entre as artes, os patrimónios e a vida das pessoas e comunidades. Inclui ainda um glossário para clarificar os conceitos relacionados com a ação do PNA.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.