emissão em direto

ESAD.CR recebe apresentação do plano estratégico das artes

Na próxima quarta-feira, pelas 14h30, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, será apresentado o Plano Estratégico 2024-2029 do Plano Nacional das Artes (PNA).

A cerimónia contará com a presença da subcomissária do PNA, Sara Brighenti.

O PNA foi instituído pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para no horizonte temporal 2019-29 organizar, promover e implementar, de forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, em parceria com entidades públicas e privadas.

Nos próximos cinco anos será consolidado o trabalho iniciado em 2019 pelo PNA, ampliando-o ao ensino superior e reforçando os indicadores de monitorização do impacto, com vista a promover a responsabilidade cultural de cada cidadão. Este novo plano de ação estratégica foi desenvolvido após uma avaliação cuidada do anterior plano, bem como através de um processo de escuta ativa das sugestões e preocupações dos vários intervenientes e parceiros dos setores da educação, cultura e administração local.

A estratégia está organizada em três eixos e inclui 21 medidas. O documento é introduzido por um manifesto que reivindica uma maior proximidade entre as artes, os patrimónios e a vida das pessoas e comunidades. Inclui ainda um glossário para clarificar os conceitos relacionados com a ação do PNA.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.